Desenvolvendo ação direta de desobediência civil e não violenta em favor dos famintos: "Comida e não Bombas" e o reaparecimento da Democracia Radical nos EUA

Autores

  • Nik Heynen Department of Geography, University of Georgia, 210 Field St, Athens, Georgia 30608, USA

Resumo

Este estudo examina os esforços de um dos movimentos sociais (anarquista) que cresce mais rapidamente no mundo "FNB" (Food and not bombs) Comida e não Bombas, para redefinir a política urbana contra a fome nos EUA. A visão é para entender como a FNB contesta a política e os processos relativos à contenção dos pobres, desprezando os esforços para desenvolver um novo método de biopolítica. Como principal alvo de seu sucesso, este estudo examina os esforços de um dos movimentos sociais (anarquista) que cresce mais rapidamente no mundo, "Comida e não Bombas" (FNB) Food Not Bombs, para redefinir políticas urbanas contra a fome nos EUA. O objetivo é para entender como a FNB contesta o desprezo das políticas e procedimentos com relação ás classes pobres e seus esforços, foca-se em como a FNB usa a ação direta de desobediência civil não-violenta para obter uma resposta da base alternativa ao direcionamento destrutivo do imperativo mercado capitalista neoliberal. O caso da FNB provê exemplos de potencial contínuo para ajuda mútua e cooperativismo na cidade e da mesma forma contra o pano de fundo das crescentes injustiças sociais dentro de universo cada vez mais globalizado. Finalizando, o estudo demonstra que a FNB oferece exemplos de vários tipos de resistência necessária para assegurar o direito fundamental inerente à cidade, o qual é o direito à comida e sobrevivência nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

HEYNEN, N. Desenvolvendo ação direta de desobediência civil e não violenta em favor dos famintos: "Comida e não Bombas" e o reaparecimento da Democracia Radical nos EUA. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/17471. Acesso em: 12 set. 2024.