TEORES GEOQUÍMICOS EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO RIO JUNDIAÃ, MACAÃBA/RN

Autores

  • Josiel Alencar Guedeas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho objetivou detectar a presença de alguns metais pesados (alumínio, ferro, bário, cobalto, cobre, cromo, chumbo, manganês, níquel e zinco) nos sedimentos de fundo do rio Jundiaí, na cidade de Macaíba, RN. A partir de amostragem de campo em dois períodos (estação chuvoso e seca), foram analisados os elementos químicos na fração 0,063 mm, sendo os teores determinadas nas respectivas amostras por ICP-AES (Espectrometria de emissão atômica - plasma por acoplamento induzido). Os resultados foram comparados como o folhelho-padrão, usado na literatura como referência. Foi utilizado o índice de Geoacumulaçao para averiguar o nível de poluição dos elementos químicos nos sedimentos. Os pontos no trecho urbano foram os que apresentaram as maiores concentrações, destacando-se Pb como o elemento que apresentou a maior concentração entre aqueles analisados.

Biografia do Autor

  • Josiel Alencar Guedeas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Prof. Ms .do Curso de Geografia da UERN, cursando Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFRN, atuo no ensino e pesquisa na geografia física

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

TEORES GEOQU͍MICOS EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO RIO JUNDIAÍ, MACAÍBA/RN. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/14201. Acesso em: 13 maio. 2025.