TEORES GEOQU͍MICOS EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO RIO JUNDIAÍ, MACAÍBA/RN

Autores

  • Josiel Alencar Guedeas Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho objetivou detectar a presença de alguns metais pesados (alumínio, ferro, bário, cobalto, cobre, cromo, chumbo, manganês, níquel e zinco) nos sedimentos de fundo do rio Jundiaí, na cidade de Macaíba, RN. A partir de amostragem de campo em dois períodos (estação chuvoso e seca), foram analisados os elementos químicos na fração 0,063 mm, sendo os teores determinadas nas respectivas amostras por ICP-AES (Espectrometria de emissão atômica - plasma por acoplamento induzido). Os resultados foram comparados como o folhelho-padrão, usado na literatura como referência. Foi utilizado o índice de Geoacumulaçao para averiguar o nível de poluição dos elementos químicos nos sedimentos. Os pontos no trecho urbano foram os que apresentaram as maiores concentrações, destacando-se Pb como o elemento que apresentou a maior concentração entre aqueles analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiel Alencar Guedeas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Prof. Ms .do Curso de Geografia da UERN, cursando Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFRN, atuo no ensino e pesquisa na geografia física

Downloads

Publicado

2012-07-02

Como Citar

GUEDEAS, J. A. TEORES GEOQU͍MICOS EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO RIO JUNDIAÍ, MACAÍBA/RN. Brazilian Geographical Journal, Ituiutaba, v. 3, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/14201. Acesso em: 23 jul. 2024.