Metodologia de superfície de resposta - otimização baseada em redes neurais artificiais e melhoria de estirpes na produção de celulases por Streptomyces sp.
DOI:
https://doi.org/10.14393/BJ-v36n4a2020-48006Palavras-chave:
Streptomyces durhamensis, Mutagênese, Metodologia de superfície de resposta, Rede neural artificial, CarboximetilceluloseResumo
Trinta e sete colônias diferentes foram isoladas de toros em decomposição de indústrias têxteis. Dentre elas, selecionou-se e rastreou-se uma bactéria do solo Streptomyces durhamensis vs15, termotolerante, grampositiva e filamentosa, para produção de celulases. A estirpe mostrou formação clara de zonas na placa de ágar CMC após coloração de iodo de Gram. A Streptomyces durhamensis vs15 foi ainda confirmada para a produção de celulases através da estimativa dos açúcares redutores através do método do ácido dinitrosalicílico (DNS). A atividade foi potenciada por mutagênese sequencial utilizando três agentes mutagênicos da irradiação ultravioleta (UV), N metil-N’-nitro-N-nitrosoguanidina (NTG) e sulfonato de etil metano (EMS). Após mutagênese, a atividade da celulase de GC23 (mutante) melhorou para 1,86 vezes em comparação com a estirpe selvagem (vs15). As condições ideais para a produção de celulase pela estirpe GC 23 foram avaliadas utilizando a metodologia da Superfície de Resposta (RSM) e a Rede Neural Artificial (ANN). Foram avaliados o efeito do pH, a temperatura, a duração da incubação e a concentração do substrato na produção de celulases. As condições ideais para a produção da enzima celulase utilizando Carboxy Methyl Cellulase como substrato são 55 oC de temperatura, pH de 5,0 e incubação durante 40 h. A atividade da celulase do mutante Streptomyces durhamensis GC23 foi ainda otimizada para 2 vezes a atividade do tipo selvagem pelo RSM e ANN..
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ega Soujanya Lakshmi, Manda Rama Narasinga Rao, Muddada Sudhamani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.