Indicadores microbiológicos e químicos de qualidade de um latossolo amarelo sob manejo convencional em diferentes idades

Autores

  • Leovânio Rodrigues Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Ademir Sérgio Ferreira de Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Rafael da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes Universidade Federal do Piauí
  • Artenisa Cerqueira Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Catharina Teixeira Cortez Secretária Estadual de Recursos Hídricos e meio Ambiente - PI
  • Carlos Humberto Aires Matos Filho Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-36482

Palavras-chave:

Conventional tillage, Degradation, Soybean, Savanna

Resumo

A produção agrícola brasileira vem se destacando nos solos sob Cerrado devido aos ganhos significantes na produção e produtividade nessas áreas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar as alterações nos indicadores químicos e biológicos do solo em áreas de Cerrado piauiense com 1 (PC1), 3 (PC3) e 6 (PC6) anos manejadas sob plantio convencional, em relação a uma mata nativa (MN) de Cerrado usada como controle. Foram avaliados atributos químicos (pH, P, Ca2+, Mg2+, K+, H+, Al3+ e carbono orgânico) e microbiológicos (carbono da biomassa microbiana, respiração basal, quociente microbiano e quociente metabólico). Nas áreas PC6 e PC3 foram observados, em todas as camadas avaliadas, redução dos teores de Al³+ e H+ + Al3+ e carbono orgânico total, e aumento do pH e teores dos nutrientes em relação aos demais sistemas. O COT mostrou-se pouco sensível com o tempo, visto que a mudança foi gradual conforme o uso do solo. Os valores de CBM e qMIC foram mais elevados no solo sob vegetação natural, indicando a ocorrência de efeitos adversos de monocultura manejada em sistema plantio convencional prolongado sobre essas variáveis. O solo sob PC6 mostrou o maiores valores de qCO2 nas profundidades de 0 a 0,20 e de 0,20 a 0,40 m que demonstra a baixa eficiência dos microrganismos em converter os resíduos orgânicos em biomassa microbiana neste sistema. O manejo convencional utilizado potencializou a perda de qualidade biológica do solo desses sistemas e favoreceu os atributos químicos com o tempo de uso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

BARBOSA, L.R., ARAÚJO, A.S.F. de, SILVA, F.R. da, NUNES, L.A.P.L., RODRIGUES, A.C., CORTEZ, C.T. e MATOS FILHO, C.H.A., 2017. Indicadores microbiológicos e químicos de qualidade de um latossolo amarelo sob manejo convencional em diferentes idades . Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 601–609. [Accessed8 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-36482. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/36482.

Edição

Seção

Ciências Agrárias