Impacto da adição de polpa citríca e do emurchecimento na qualidade da silagem de capim-elefante

Autores

  • Raphael dos Santos Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • João Carlos de Carvalho Almeida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jailton da Costa Carneiro Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, Juiz de Fora
  • Flavio Henrique Vidal Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Fábio Nunes Lista Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ana Cristina Wyllie Elyas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Tadeu Silva de Oliveira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v33n3-33790

Palavras-chave:

Additive, moisture, Pennisetum purpureum

Resumo

Objetivou-se avaliar o uso de polpa cítrica e do emurchecimento sobre as características fermentativas, composição química e perdas de silagens de capim-elefante. O capim-elefante foi colhido manualmente com cerca de 70 dias de rebrota, uma parte foi picada imediatamente e outra foi emurchecida ao sol por 6 horas e
posteriormente picado para confecção das silagens. Foram utilizados silos experimentais de PVC com 10 cm de diâmetro e 30 cm de altura, no fundo dos silos foram colocados sacos com areia. A polpa cítrica foi incluída na base de 80 g kg-1 da matéria natural no momento da ensilagem. O material ensilado foi compactado manualmente de forma a proporcionar massa específica de aproximadamente 600 kg m-3 de silagem. No momento da ensilagem foram pesados os silos vazios, os sacos com areia, o material ensilado e os silos cheios. Após 60 dias os silos foram pesados novamente e logo em seguida abertos. Foram calculadas as perdas por gases e efluentes e determinados o pH, conteúdo de matéria seca, teores de proteína bruta, fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), celulose, hemicelulose e lignina, cinzas, nitrogênio amoniacal e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualisado em arranjo fatorial 2 (emurchecido ou não) x 2 (com polpa cítrica ou não), 4 tratamentos com 5 repetições, totalizando 20 parcelas. As médias foram comparadas pelo teste F a 5%. O uso de polpa cítrica reduziu os níveis de FDN, lignina, cinzas, N-NH3 e o pH e aumentou a MS e a DIVMS das silagens. O emurchecimento aumentou a MS, FDN e a lignina e reduziu a proteína bruta, DIVMS e N-NH3. O uso da polpa cítrica melhora a composição química e a digestibilidade in vitro da matéria seca de silagens de capim-elefante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Como Citar

GOMES, R. dos S., ALMEIDA, J.C. de C., CARNEIRO, J. da C., AZEVEDO, F.H.V., LISTA, F.N., ELYAS, A.C.W. e OLIVEIRA, T.S. de, 2017. Impacto da adição de polpa citríca e do emurchecimento na qualidade da silagem de capim-elefante. Bioscience Journal [online], vol. 33, no. 3, pp. 675–684. [Accessed22 novembro 2024]. DOI 10.14393/BJ-v33n3-33790. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/33790.

Edição

Seção

Ciências Agrárias