Demanda energética na colheita de híbridos de milho para silagem em função do estádio de maturidade e tamanho de partícula

Autores

  • Marco Aurélio Factori Universidade Estadual Paulista
  • Ciniro Costa Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roberto de Lima Meirelles Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Roberto Arbex Silva Universidade Estadual Paulista
  • André Satoshi Seki Universidade Estadual Paulista
  • Marina Gabriela Berchiol da Silva Universidade Estadual Paulista

Resumo

O milho é a cultura mais utilizada para confecção de silagem. A eficiência do processo deve ser avaliada também pelos custos por kg de massa seca colhida (KgMS). O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de energia na colheita de híbridos de milho para ensilagem em função da textura do híbrido, quatro maturidades de colheita e três tamanhos de partículas - Tp Foi utilizado um trator da marca Massey Ferguson, modelo MF 610 de 86 cv. Para colheita e corte da forragem, utilizou-se colhedora modelo JF92 Z10. Para obtenção dos dados de consumo de combustível (Cc) e tempo gasto para cada parcela utilizou-se um fluxômetro, instalado próximo ao filtro de combustível do trator. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas. Foi verificada interação tripla entre os fatores hibrido*estádio de colheita*Tp. A velocidade e deslocamento do trator foram diferentes para as maturidades para o híbrido de textura dura. O Cc horário para o híbrido dentado aumentou em maturidades mais precoces de colheita e em menores Tp. O consumo por kgMS foi menor em maturidades mais tardias, textura dentada e dura respectivamente. A potência teórica foi maior em maturidades mais precoces e o rendimento, foram maiores para o híbrido de textura dura nas mais avançadas. O Cc foi menor em maturidades tardias sendo que o híbrido de textura dura pode ser utilizado para silagem no que tange ao Cc e rendimento em maturidades mais tardias em maiores Tp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-02-20

Como Citar

FACTORI, M.A., COSTA, C., MEIRELLES, P.R. de L., SILVA, P.R.A., SEKI, A.S. e SILVA, M.G.B. da, 2014. Demanda energética na colheita de híbridos de milho para silagem em função do estádio de maturidade e tamanho de partícula . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 2, pp. 363–371. [Accessed23 novembro 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17400.

Edição

Seção

Ciências Agrárias