Observações sobre a epidemiologia e o nível de conhecimento da Leishmaniose Tegumentar Americana, em região endêmica no sul do Brasil= Observations about epidemiology and awareness of American Tegumentary Leishmaniasis in endemic region in southern Brazil

Authors

  • Maria Carolina Gobbi dos Santos Lolli Faculdade Alvorada
  • Luiz Fernando Lolli Universidade Estadual de Maringá
  • Kesia Peres Gualda Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Lachi Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Marisa Pelloso Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Valdrinez Campanha Lonardoni Universidade Estadual de Maringá

Abstract

RESUMO Foi realizado um inquérito com famílias residentes em área endêmica (Bairro Inocente Vila Nova Júnior, Maringá - Paraná), que tiveram histórico de Leishmaniose Tegumentar Americana, visando identificar o nível de conhecimento e a prevalência da infecção. Das 28 pessoas entrevistadas, 23 tiveram a doença e 5 tiveram mais de um caso na família, totalizando 36 indivíduos que apresentaram a doença, no período de 2001 a 2010. Na região estudada observa-se a presença de uma mata residual, que propicia o desenvolvimento do vetor, 100% (28) dos entrevistados afirmaram a presença de mosquitos nas residências, porém apenas 67% disseram adotar medidas preventivas contra esses. Pôde-se notar que o conhecimento a cerca da doença limita-se a quem já teve algum contato com ela, e mesmo desconhecendo as peculiaridades da infecção, a conduta de 100% das pessoas é procurar o serviço médico. Nota-se que a falta de entendimento epidemiológico, é um importante obstáculo na criação de campanhas preventivas eficazes, o que impossibilita a diminuição da incidência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-10-31

How to Cite

GOBBI DOS SANTOS LOLLI, M.C., LOLLI, L.F., GUALDA, K.P., SILVA, L.L., MARCON, S.S., PELLOSO, S.M. and CAMPANHA LONARDONI, M.V., 2011. Observações sobre a epidemiologia e o nível de conhecimento da Leishmaniose Tegumentar Americana, em região endêmica no sul do Brasil= Observations about epidemiology and awareness of American Tegumentary Leishmaniasis in endemic region in southern Brazil. Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5, pp. 849–855. [Accessed15 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8244.

Issue

Section

Health Sciences