Estrutura e dinâmica da população de Amaioua guianensis Aubl. (Rubiaceae) em fragmento urbano de floresta estacional semidecidual - Uberlândia, Minas Gerais

Authors

  • Carolina de Silvério Arantes Universidade Federal de Uberlândia
  • Ivan Schiavini Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

A floresta estacional semidecidual do Parque do Sabiá sofreu pressões antrópicas por muitos anos e, desde a eliminação dos fatores de perturbação, estudos sobre composição florística, estrutura e dinâmica da comunidade arbórea vem sendo realizados no local para verificar como as populações vegetais deste local estão respondendo a estas alterações. Este estudo buscou descrever a estrutura e a dinâmica da população de Amaioua guianensis em uma área de 0,2 ha, onde todos os indivíduos jovens desta espécie foram medidos em altura e diâmetro e marcados em dois períodos, após a estação chuvosa nos anos de 2008 e 2009. Foram encontrados 151 indivíduos em 2008 e 175 em 2009, totalizando 32 recrutamentos e oito mortes no ano de 2009, correspondendo às taxas de mortalidade de 5,3% e recrutamento de 21,2%. Os indivíduos se distribuíram de forma agrupada. A estrutura populacional, representado pelas medidas de altura e diâmetro, apresentou a forma de "J" invertido, caracterizando uma população estável quanto à distribuição dos indivíduos, mas em expansão devido à alta taxa de recrutamento. A população parece estar se regenerando satisfatoriamente na área e necessita de acompanhamento de longo prazo para detectar um possível domínio desta espécie na comunidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-02

How to Cite

ARANTES, C. de S. and SCHIAVINI, I., 2011. Estrutura e dinâmica da população de Amaioua guianensis Aubl. (Rubiaceae) em fragmento urbano de floresta estacional semidecidual - Uberlândia, Minas Gerais . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 2, pp. 312–321. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8152.

Issue

Section

Biological Sciences