ESQUELETOGÊNESE DOS OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL, COSTELAS E ESQUELETO ABDOMINAL EM EMBRIÕES DE Caiman yacare (DAUDIN, 1802) (CROCODYLIA: ALLIGATORIDAE)

Authors

  • Fabiano Campos Lima Universidade Federal de Goiás
  • Lucélia Gonçalves Vieira Universidade de Brasília
  • André Luiz Quagliatto Santos universidade Federal de Uberlândia
  • Heloísa Castro Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Henrique de Matos Alves Universidade de São Paulo
  • Teresinha Inês de Assumpção Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Desenvolvimento, Esqueleto, Jacaré do Pantanal, Ossificação, Répteis

Abstract

Dentre os répteis, os lagartos e os testudines são o foco de inúmeras investigações que contemplam o estudo de sua ontogenia, contudo, descrições do desenvolvimento e da sequência de ossificação em crocodilianos são escassas. Assim, objetivou-se investigar o padrão de formação e a sequência de ossificação das vértebras e costelas em Caiman yacare. Embriões foram coletados em intervalos regulares e submetidos ao protocolo de diafanização e coloração por Aliarina red S. O processo de ossificação da coluna vertebral ocorre no sentido crânio-caudal a partir dos 33 dias. As vértebras se formam a partir de centros de ossificação distintos para os centros, o arco e as apófises. O pró-atlas se forma a partir de dois centros de ossificação distintos que se fundem até o fim do período de incubação. A fusão dorsal dos processos transversos ocorre parcialmente aos 51 dias, dando origem ao diminuto esboço do processo espinhoso. No embrião de 57 dias a articulação entre as costelas, o sacral e o ílio não estava evidente. A morfologia e tamanho das vértebras caudais variam consideravelmente no sentido crânio-caudal. Todas apresentam os processos hemais e iniciam sua ossificação até os 48 dias. C. yacare apresenta um número variado de costelas abdominais, que se ossificam ainda durante o período embrionário. O padrão da esqueletogênese de C. yacare é congruente com de outros répteis, embora existam algumas variações, com particular ênfase na remodelação de estruturas, o que possivelmente reflete as variações do período de incubação entre os diversos répteis relatados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-10-31

How to Cite

LIMA, F.C., VIEIRA, L.G., SANTOS, A.L.Q., PEREIRA, H.C., ALVES, P.H. de M. and ASSUMPÇÃO, T.I. de, 2011. ESQUELETOGÊNESE DOS OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL, COSTELAS E ESQUELETO ABDOMINAL EM EMBRIÕES DE Caiman yacare (DAUDIN, 1802) (CROCODYLIA: ALLIGATORIDAE). Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 5, pp. 813–825. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8072.

Issue

Section

Agricultural Sciences