Origem e ramificação da artéria mesentérica cranial em fetos de cães da raça American Pit Bull Terrier (Canis familiaris)

Authors

  • Eduardo Mauricio Mendes de Lima Universidade de Brasília
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Renato Souto Severino Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos Roberto Véras Galaxe Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia Azevedo Cavalcanti de Melo Universidade de Brasília

Abstract

Estudou-se a origem e ramificações da artéria mesentérica cranial em 30 fetos de cães da raça American Pit Bull Terrier, sendo 12 fêmeas e 18 machos. Estes animais foram provenientes de canis da região do Distrito Federal e originaram-se de abortos ou mortes naturais. As peças coletadas foram preparadas com injeção de Neoprene Latéx "450", corada com pigmento específico, na aorta torácica descendente, e posteriormente fixada em solução aquosa de formal a 10%. A artéria mesentérica cranial originou-se isoladamente da aorta abdominal caudalmente à artéria celíaca em todos os cães estudados, assim como emitiu as artérias cólicas direita e média, ileocecocólica, cecal, ileocecal, ileal, jejunais e pancraticoduodenal caudal. A artéria mesentérica enviou os seguintes ramos: adrenal esquerdo (56,67%), adrenal direito (50%), pancreático da artéria mesentérica cranial (10%), cólico (80%), duodenal da primeira artéria jejunal (3,33%) e pancreaticoduodenal caudal (90%). Os resultados desse estudo mostraram uma uniformidade nos animais estudados no que se refere à origem da artéria mesentérica e na emissão de alguns ramos. As principais variações foram observadas no que se refere a presença dos ramos adrenal esquerdo e direito, pancreático da artéria mesentérica caudal e duodenal da primeira da primeira artéria jejunal, assim como, no número de ramos emitidos pelas artérias jejunais

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-05-02

How to Cite

LIMA, E.M.M. de, CARNEIRO E SILVA, F.O., SEVERINO, R.S., GALAXE, M.R.V. and MELO, F.A.C. de, 2012. Origem e ramificação da artéria mesentérica cranial em fetos de cães da raça American Pit Bull Terrier (Canis familiaris) . Bioscience Journal [online], vol. 28, no. 2, pp. 265–269. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8061.

Issue

Section

Agricultural Sciences