Eficiência e uso do nitrogênio em híbridos experimentais de milho do programa de melhoramento da Universidade Federal do Tocantins

Authors

  • Edmar Vinícius de Carvalho UFT
  • Flávio Sérgio Afférri UFT
  • Joênes Mucci Peluzio UFT
  • Fernando Ferreira Leão UFT
  • Leandro Lopes Cancellier UFT
  • Michel Antônio Dotto UFT

Keywords:

Zea mays, Fertilizantes, Adubação de Cobertura

Abstract

O fornecimento adequado de nitrogênio é fator que interfere no desempenho da cultura do milho, afetando diversos componentes da planta, sendo a dose exigida de acordo com o índice de produtividade esperado. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar 29 híbridos experimentais de milho pertencentes ao programa de melhoramento de milho da UFT e três híbridos comerciais, como testemunhas, sob dois níveis de fornecimento de N em cobertura (0 kg ha-1 de N e 144 kg ha-1 de N), no município de Gurupi - Tocantins, na safra 2009/2010. Os tratamentos foram compostos pela combinação entre híbridos de milho e doses de N. Os experimentos foram conduzidos em blocos cazualizados com duas repetições. Foram avaliadas as seguintes características: altura de planta; altura de espiga; comprimento de espiga; diâmetro de espiga; peso de 100 sementes; peso hectolítrico; produtividade de espigas e grãos; eficiência do uso do nitrogênio e Low N index. Quando fornecido 144 kg ha-1 de N em cobertura, a produtividade variou de 3920 kg ha-1 (híbrido M19) a 9311 kg ha-1 (híbrido 3A HT). Quando fornecido 0 kg ha-1 de N em cobertura, ocorreu diferença significativa entre híbridos, com relação a eficiência do uso do nitrogênio, onde os mais eficientes foram o híbrido M5, que produziu 242 kg de grãos para cada kg de N aplicado e o híbrido 3A HT, com 214 kg kg-1 de N. O aumento da dose de nitrogênio influenciou no aumento de altura de plantas, altura de espiga, produtividade de espiga e de grãos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-26

How to Cite

DE CARVALHO, E.V., AFFÉRRI, F.S., PELUZIO, J.M., LEÃO, F.F., CANCELLIER, L.L. and DOTTO, M.A., 2011. Eficiência e uso do nitrogênio em híbridos experimentais de milho do programa de melhoramento da Universidade Federal do Tocantins . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 3. [Accessed24 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/8056.

Issue

Section

Agricultural Sciences