Análise da inclusão da odontologia nos planos municipais de saúde das cidades integrantes da gerência regional de saúde de Uberlândia- MG

Authors

  • Scheila Maria Pedrosa Marra Universidade Federal de Uberlândia
  • Rógerio Moreira Arcieri Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Os planos municipais de saúde correspondem ao conjunto das propostas de ação do governo municipal na área da saúde em relação aos problemas e necessidades locais. Foram estudados 11 dos 18 Planos Municipais de Saúde (PMS) dos municípios pertencentes à Gerencia Regional de Saúde de Uberlândia (GRS/Udi). Municípios estes de pequeno e médio porte. Objetivou-se verificar a descrição da situação da Odontologia na rede Pública de serviços municipais de saúde e a coerência existente entre estes registros com os do DATASUS/CNES/SIOPS em 2008. Todos os municípios estudados possuíam PMS e faziam referências a assuntos relacionados à Odontologia, embora as informações estivessem dispersas nos planos o que dificultaria a análise e futura execução das ações. Ressalta-se que geralmente deixavam de mencionar as ações executados no dia-a-dia contidas nos PMS, contudo registrando-as na base de dados (DATASUS/SCNES/SIOPS).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-06-30

How to Cite

MARRA, S.M.P. and ARCIERI, R.M., 2011. Análise da inclusão da odontologia nos planos municipais de saúde das cidades integrantes da gerência regional de saúde de Uberlândia- MG . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 3, pp. 510–517. [Accessed30 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7983.

Issue

Section

Health Sciences