Desenvolvimento inicial de Dipteryx alata Vogel e Myracrodruon urundeuva Allemão em plantio de enriquecimento de uma floresta estacional semidecídua secundária

Authors

  • Fabio Venturoli Universidade Federal de Goiás
  • Christopher William Fagg Universidade de Brasília
  • Jeanine Maria Felfili In Memoriam

Abstract

Nesse estudo avaliou-se o desenvolvimento inicial de Dipteryx alata e Myracrodruon urundeuva plantadas em sistema de enriquecimento de floresta estacional semidecídua secundária, seguindo um gradiente ambiental de umidade, em direção a áreas de cerrado. As avaliações da sobrevivência e do crescimento em altura total e diâmetro do coleto foram feitas 12 meses após o plantio e constatou-se 10% de mortalidade para M. urundeuva e 45% para D. alata. 25 meses após o replantio, a mortalidade foi de 15% para ambas as espécies. Não houve associação entre mortalidade das espécies e gradiente ambiental (χ²) e também não foram encontradas diferenças estatísticas nos incrementos diamétricos entre as espécies (ANOVA). M. urundeuva e D. alata cresceram em média 0,96 e 0,52mm.ano-¹, respectivamente. O crescimento médio em altura foi 9,6 e 4,0cm.ano-¹ em M. urundeuva e D. alata, respectivamente, diferentes estatisticamente. O menor crescimento em altura de D. alata em relação a M. urundeuva não dever ser utilizado para julgar a adaptação dessa espécie ao ambiente, podendo estar ligado a diferentes padrões de crescimento, estratégias de adaptação ou diferentes necessidades ecológicas, demonstrando diferenças quanto à eficiência no uso dos recursos disponíveis. Este estudo destacou o potencial dessas espécies para compor sistemas enriquecimento de capoeiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-06-30

How to Cite

VENTUROLI, F., FAGG, C.W. and MARIA FELFILI, J., 2011. Desenvolvimento inicial de Dipteryx alata Vogel e Myracrodruon urundeuva Allemão em plantio de enriquecimento de uma floresta estacional semidecídua secundária . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 3, pp. 482–493. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7634.

Issue

Section

Biological Sciences