Qualidade fisiológica das sementes de soja rr em resposta ao uso de diferentes tratamentos contendo glyphosate em aplicação sequencial

Authors

  • Leandro Paiola Albrecht Universidade Federal do Paraná
  • Diego Gonçalves Alonso Universidade Estadual de Maringá
  • Jamil Constantin Universidade Estadual de Maringá
  • Rubem Silvério de Oliveira Jr. Universidade Estadual de Maringá
  • Alessandro de Lucca e Braccini Universidade Estadual de Maringá
  • Alfredo Jr. Paiola Albrecht Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica das sementes da soja RR, sob efeito do manejo com glyphosate em pós-emergência, aplicado em misturas ou isolado, de forma sequencial. O trabalho foi constituído de três experimentos com distintos tratamentos, instalados no ano agrícola 2006/2007, no município de Floraí. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com doze tratamentos e quatro repetições, para cada experimento. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação e primeira contagem do teste de germinação. Os resultados demonstraram que a aplicação sequencial de glyphosate isolado e em altas doses influenciou mais a qualidade das sementes de soja RR, do que a aplicação sequencial em mistura com outros herbicidas, como o lactofen e o chlorimuron-ethyl. Não foi constatado efeito negativo sobre a qualidade fisiológicas das sementes, quando das misturas de glyposate com outros herbicidas em pós-emergência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-02

How to Cite

ALBRECHT, L.P., ALONSO, D.G., CONSTANTIN, J., OLIVEIRA JR., R.S. de, BRACCINI, A. de L. e and ALBRECHT, A.J.P., 2011. Qualidade fisiológica das sementes de soja rr em resposta ao uso de diferentes tratamentos contendo glyphosate em aplicação sequencial . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 2, pp. 211–220. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7605.

Issue

Section

Agricultural Sciences