Teor de nutrientes e produtividade do algodoeiro herbáceo com a aplicação de fósforo nos cultivos de sequeiro ou irrigado

Authors

  • Carlos Henrique Batista Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Leonardo Angelo de Aquino Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Heider Rodrigo Ferreira Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Valdeir Celestino Santos Júnior Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Dilermando Dourado Pacheco Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Abstract

Objetivou-se neste trabalho avaliar a aplicação de P nos cultivos irrigado ou de sequeiro sobre a absorção de P e produtividade do algodoeiro. O experimento foi conduzido no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Campus Januária. Os tratamentos consistiram de três doses de P (0, 50 e 120 kg ha-1 de P2O5) e de três sistemas de cultivo (aspersão, gotejamento e sequeiro). Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial, com três repetições. Aos 80 dias após a emergência (DAE), coletaram-se folhas, caules e estruturas reprodutivas. Cada órgão foi seco, triturado, e o teor de P determinado. Calculou-se o conteúdo de P de cada órgão. Determinou-se o teor de macro e micronutrientes na quinta folha completamente expandida do ápice para a base (folha índice). Nesta folha, o teor de P e S foi maior nas plantas irrigadas por gotejamento. Os maiores valores de P e Mg foram obtidos com 120 kg ha-1 de P2O5. As plantas irrigadas apresentaram maior conteúdo de P na parte aérea em comparação àquelas sob sequeiro. A irrigação, independentemente do método, e as maiores doses de P aumentaram o número de estruturas reprodutivas, o de capulhos por planta e a produtividade de algodão em caroço.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-02

How to Cite

BATISTA, C.H., ANGELO DE AQUINO, L., SILVA, H.R.F., SANTOS JÚNIOR, V.C. and PACHECO, D.D., 2011. Teor de nutrientes e produtividade do algodoeiro herbáceo com a aplicação de fósforo nos cultivos de sequeiro ou irrigado . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 2, pp. 182–189. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7510.

Issue

Section

Agricultural Sciences