Curvas de disponibilidade de fósforo em solos com diferentes texturas após aplicação de doses crescentes de fosfato monoamônico

Authors

  • Vanessa Júnia Machado Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Henrique Eiterer de Souza Centro Universitário de Patos de Minas
  • Bruno Bernardes de Andrade Universidade Federal de Uberlândia
  • Regina Maria Quintão Lana Universidade Federal de Uberlândia
  • Gaspar Henrique Korndorfer Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

A disponibilidade de P no solo é um fator que interfere diretamente na sua absorção pelas plantas. Essa disponibilidade pode ser influenciada pela textura, dose do fertilizante fosfatado e pelo tempo de contato com o solo. De maneira geral, quanto maior o teor de argila presente no solo, maior a adsorção do P e menor sua disponibilidade, e, quanto maior o tempo que o P permanecer no solo, menor será sua disponibilidade. O experimento foi conduzido no Laboratório de análises de fertilidade do solo do UNIPAM (CeFert), localizado no Campus do Centro Universitário de Patos Minas, em Minas Gerais. O experimento teve como objetivo quantificar os teores de P disponível, após incubação de solos com diferentes texturas. Os tratamentos utilizados foram testemunha (sem aplicação de P) e doses crescentes de P2O5 (50; 100; 200 e 400 mg dm-3). Foi utilizando como fonte de P2O5 o fertilizante fosfatado monoamônico-MAP, em solos com textura argilosa, média e arenosa. No solo arenoso foi realizada a calagem, com calcário calcítico comercial (Filler), visando homogeneizar o pH, elevando-o a 6,0. Após 30, 60 e 90 dias da incubação do fertilizante fosfatado com o solo, foram realizadas análises de P disponível por Mehlich-1. Os resultados obtidos demonstram que o solo arenoso apresentou a maior disponibilidade de P em função da dose aplicada e o solo de textura média apresentou maior adsorção e menor disponibilidade do nutriente, em função da dose aplicada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-28

How to Cite

MACHADO, V.J., SOUZA, C.H.E. de, ANDRADE, B.B. de, LANA, R.M.Q. and KORNDORFER, G.H., 2011. Curvas de disponibilidade de fósforo em solos com diferentes texturas após aplicação de doses crescentes de fosfato monoamônico . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 1, pp. 70–76. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7389.

Issue

Section

Agricultural Sciences