Absorção de micronutrientes em Brachiaria decumbens uma pastagem após aplicação de cama de peru e fontes minerais na fertilização

Authors

  • Adriane de Andrade Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Monteiro da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regina Maria Quintão Lana Universidade Federal de Uberlândia
  • Angela Maria Quintão Lana Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O experimento foi conduzido na fazenda Caminho das Pedras, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Com o objetivo de se avaliar o efeito da fertilização com cama de peru e fontes minerais na composição mineral de micronutrientes de uma pastagem de Brachiaria decumbens com sinais de degradação. Foram utilizados seis tratamentos, constituídos por testemunha (controle sem adubação), uma dosagem mineral, três dosagens exclusivas de cama de peru (1.200; 2.400 e 4.800 kg ha-1) e uma dosagem organomineral (2.400 kg ha-1 de cama de peru + dosagem de fertilizante mineral). Observou-se que os teores de cobre não sofreram incremento em função da aplicação da cama de peru, e que a absorção deste elemento é bastante diferenciada entre o período chuvoso e seco do ano. Os teores de ferro e manganês mantiveram absorção similar no período chuvoso e seco do ano e os teores destes elementos na forrageira são mais influenciados pelo tipo de solo do que pela aplicação da cama de peru. A maior variação na absorção foi observada para o zinco que apresentou maiores teores nos tratamentos onde foram aplicados cama de peru em relação à testemunha. Essa absorção foi maior no período chuvoso do ano, o que indica que esse elemento deve ser monitorado por ter alcançado teores próximos aos limites de toxidez para bovinos. Conclui-se que a absorção dos micronutrientes foi influenciada pela aplicação de cama de peru e pelas épocas de coleta da forrageira.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-28

How to Cite

DE ANDRADE SILVA, A., COSTA, A.M. da, LANA, R.M.Q. and LANA, A.M.Q., 2011. Absorção de micronutrientes em Brachiaria decumbens uma pastagem após aplicação de cama de peru e fontes minerais na fertilização . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 1, pp. 41–48. [Accessed1 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7378.

Issue

Section

Agricultural Sciences