Comparação da abundância de invertebrados de solo por meio da estimação intervalar encontrados em diferentes ambientes na cidade de Ituiutaba-MG=Comparison of the abundance of soil invertebrates through interval estimation in different areas in Iituiutaba

Authors

  • Camila Cristina Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini Universidade Federal de Uberlândia
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Heitor Suriano Nascimento Liporacci Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Suzuki Kataguiri Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

O estudo dos invertebrados que habitam o solo é importante para a compreensão do funcionamento dessas complexas comunidades e também o que ocorre nos ambientes que são modificados por ações humanas. Tanto microorganismos, quanto animais invertebrados são responsáveis por inúmeras funções no solo, como por exemplo a decomposição e ciclagem de nutrientes, fragmentação do material vegetal, regulação de comunidade microbiana, dentre outras. O presente trabalho teve como objetivo estimar intervalos de confiança para a proporção de insetos encontrados nos ambientes estudados, identificar quais as principais ordens foram capturadas por meio da armadilha do tipo "pitfall" e assim compará-las em ambientes distintos: zona urbana com vegetação de gramíneas e zona rural. As principais ordens encontradas foram: Hymenoptera, Acari, Araneae, Hemiptera, Homoptera, Collembola, Thysanoptera, Diptera, Larva de Lepidoptera, Orthoptera, Thysanura, Neuroptera e Coleoptera nos meses de Setembro e Novembro de 2007. Observou-se pelos intervalos que a ordem de maior proporção nos dois ambientes foi a Hymenoptera, seguida da Acari na zona urbana e por Collembola e da Coleoptera na zona rural. Através da estimação intervalar pôde-se constatar as diferenças entre esses ambientes e como ocorre a interferência humana sobre a fauna de solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-10-27

How to Cite

ARAÚJO, C.C., NOMELINI, Q.S.S., PEREIRA, J.M., LIPORACCI, H.S.N. and KATAGUIRI, V.S., 2010. Comparação da abundância de invertebrados de solo por meio da estimação intervalar encontrados em diferentes ambientes na cidade de Ituiutaba-MG=Comparison of the abundance of soil invertebrates through interval estimation in different areas in Iituiutaba. Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 5, pp. 817–823. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7234.

Issue

Section

Biological Sciences