Estudo hematológico e cardiorrespiratório em cadelas anestesiadas com cetamina-s/xilazina e tiletamina/zolazepam e submetidas a ovário-histerectomia

Authors

  • Moacir Santos de Lacerda Universidade de Uberaba
  • Renato Linhares Sampaio Universidade de Uberaba
  • Thiago Cunha Nunes Universidade de Uberaba

Abstract

Avaliou-se o efeito de dois protocolos anestésicos dissociativos sobre o perfil do hemograma e cardiorrespiratório utilizando-se de 20 cadelas admitidas para o tratamento cirúrgico de ovário-histerectomia. Os animais foram distribuídos em dois grupos (G). Os do GI administraram-se 0,1 mg/kg de acepromazina e 20 minutos após, 10 mg/kg de tiletamina/zolazepam, ambos via intramuscular; no GII, 0,044 mg/kg de sulfato de atropina e, 20 minutos após, 15 mg/kg de cetamina-s e 1 mg /kg de xilazina na mesma seringa, ambos foram via intramuscular, em estudo duplo-cego. Foi monitorada a pressão arterial sistólica, saturação periférica de hemoglobina, freqüência cardíaca e respiratória e temperatura. Mensuraram-se os parâmetros 30 minutos antes da anestesia, imediatamente antes da anestesia (M0), 15 (M1), 30 (M2), 45 (M3) e 60 (M4) minutos após M0. Para o hemograma coletou-se amostras 30 minutos antes da anestesia, final do estudo (T60) e 24 horas após o término do estudo (T24). Os resultados demostraram que os valores de hemácias, hemoglobina, hematócrito, volume globular médio e leucócitos totais diminuíram no tempo 60 (T60) e voltaram a normalizarem após 24 horas. Os fármacos em teste não atuaram significativamente sobre os valores de SpO2, pressão arterial sistólica, freqüência cardíaca e respiratória. O emprego de acepromazina, no pré-tratamento à tiletamina/zolazepam promoveu a redução temperatura corporal. As associações anestésicas em estudo são protocolos viáveis para anestesia em cadelas submetidas a ovário-histerectomia quanto ao perfil hematológico e cardiorrespiratório.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-28

How to Cite

LACERDA, M.S. de, SAMPAIO, R.L. and NUNES, T.C., 2010. Estudo hematológico e cardiorrespiratório em cadelas anestesiadas com cetamina-s/xilazina e tiletamina/zolazepam e submetidas a ovário-histerectomia . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6, pp. 913–918. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7232.

Issue

Section

Agricultural Sciences