Características da brachiaria brizantha cv. marandu durante o seu estabelecimento submetida a diferentes doses de nitrogênio

Authors

  • Emerson Alexandrino Universidade Federal do Tocantins
  • Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Abstract

As características agronômicas (matéria seca - MS e dos componentes morfológicos), morfogênicas (taxa de aparecimento foliar -TApF, taxa de alongamento foliar - TAlF e taxa de senescência foliar -TSF) e estruturais (comprimento médio de folhas - CMF, número de folhas perfilho-1 - NF, massa de perfilhos - MP e densidade de perfilhos - DP e a área foliar -AF) durante o estabelecimento da Brachiaria brizantha cv. Marandu, cultivadas em vasos, em casa-de-vegetação, submetida a três doses de nitrogênio (0, 20 e 40 mg dm-3 semana-1 de N) foram avaliadas em experimento disposto em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições para cada tratamento. A MS total (parte aérea + raiz), TApF, TSF e NF vivas foram insensíveis aos tratamentos. Contudo, o efeito positivo das doses de nitrogênio sobre a TAlF, o CMF, a DP e a AF foram os fatores que contribuíram para o incremento da MS aérea.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-28

How to Cite

ALEXANDRINO, E., VAZ, R.G.M.V. and SANTOS, A.C. dos, 2010. Características da brachiaria brizantha cv. marandu durante o seu estabelecimento submetida a diferentes doses de nitrogênio . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6, pp. 886–893. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7226.

Issue

Section

Agricultural Sciences