Consórcio de feijoeiro e milho-verde na entressafra. I- Comportamento das cultivares de feijão

Authors

  • Neli Cristina Belmiro dos Santos Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Orivaldo Arf UNESP- Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
  • Lauro Kenji Komuro CEETPS- Escola Técnica Estadual Sebastiana Augusta de Moraes

Keywords:

Feijão, Fitotecnia

Abstract

A demanda de espigas verdes, a produção de grãos de feijão de qualidade e o melhor aproveitamento dos recursos terra e água podem ser viabilizados pelos pequenos produtores através do consórcio das culturas do milho e feijão na entressafra. Assim, foram conduzidos experimentos em área experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios- Pólo Extremo Oeste, sediada no município de Andradina-SP, durante os anos de 2005 e 2006. O objetivo foi avaliar o comportamento de cultivares de feijoeiro de diferentes hábitos de crescimento em monocultivo e consorciado com milho colhido verde. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com 9 tratamentos constituídos pela combinação de três cultivares de feijoeiro de diferentes hábitos de crescimento: IPR Colibri (Tipo I), IPR Juriti (Tipo II) e IAC Carioca (Tipo III) e duas cultivares de milho: CATIVERDE 2 (variedade) e XB 7012 (híbrido), com quatro repetições. Os desdobramentos foram realizados utilizando-se contrastes de interesse e os dados obtidos analisados a partir do teste "F��?. O consórcio interferiu no comportamento de todas as cultivares de feijoeiro. No sistema solteiro a melhor cultivar de feijoeiro foi a IPR Juriti. O consórcio mais apropriado para o feijão foi com a variedade de milho CATIVERDE 02. O feijão IAC Carioca foi o mais produtivo quando em consórcio, porém a cultivar IPR Colibri devido sua precocidade apresenta bom potencial para esse sistema, pois permite sua colheita antes do milho-verde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Neli Cristina Belmiro dos Santos, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engenheira Agrônoma, Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócios- Pólo Extremo Oeste

Orivaldo Arf, UNESP- Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Engenheiro Agrônomo, Doutor, Professor Titular da UNESP, Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.

Lauro Kenji Komuro, CEETPS- Escola Técnica Estadual Sebastiana Augusta de Moraes

Engenheiro Agrônomo, Mestre, Professor Efetivo do Centro Paula Souza, Escola Técnica Estadual Sebastiana Augusta de Moraes.

Published

2010-11-11

How to Cite

BELMIRO DOS SANTOS, N.C., ARF, O. and KOMURO, L.K., 2010. Consórcio de feijoeiro e milho-verde na entressafra. I- Comportamento das cultivares de feijão . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6. [Accessed22 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7222.

Issue

Section

Agricultural Sciences