Nodulação e atividade da nitrato redutase em função da aplicação de molibdênio em soja

Authors

  • Mariana Zampar Toledo Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Rodrigo Arroyo Garcia Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Maria Renata Rocha Pereira Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Carmem Silvia Fernandes Boaro Instituto de Biociências de Botucatu, IBB/UNESP
  • Guiseppina Pace Pereira Lima Instituto de Biociências de Botucatu, IBB/UNESP

Keywords:

soja, nitrato redutase, molibdênio, nodulação

Abstract

Entre os nutrientes essenciais para o processo de fixação biológica do nitrogênio pela soja, o molibdênio destaca-se por ser cofator da enzima nitrato redutase, afetando a sua atividade e, consequentemente, o processo de nodulação. O trabalho objetivou avaliar os efeitos da aplicação de molibdênio na nodulação de soja e na atividade da enzima nitrato redutase. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, semeando-se a soja em vasos de 12 L e conduzindo-se duas plantas por vaso. Os tratamentos constaram de duas vias de aplicação (via semente e via foliar) e duas doses de molibdênio (12 e 24 g ha-1 via semente e 0, 30 e 60 g ha-1 via foliar) na forma de molibdato de amônio, mais a testemunha. Avaliou-se o número e massa seca de nódulos, teor de nitrogênio nas folhas e atividade da enzima nitrato redutase, em dois horários de coleta das folhas de soja (às 10 e 22 horas). Concluiu-se que a nodulação em soja é afetada pela dose e via de aplicação de molibdênio, sendo que maior número e massa de nódulos são obtidos com a aplicação de 24 g ha-1 do nutriente via semente. A atividade da enzima nitrato redutase é afetada pela adubação com molibdênio, independente da via de aplicação e do horário de coleta das folhas para avaliação, sendo crescente com a elevação das doses de Mo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rodrigo Arroyo Garcia, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professor Doutor do Centro de Ciências Agrárias Faculdade de Agronomia, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) Rodovia Raposo Tavares, km 572, CEP 19067-175, Presidente Prudente-SP Email: ragarcia@unoeste.br

Published

2010-11-11

How to Cite

TOLEDO, M.Z., GARCIA, R.A., PEREIRA, M.R.R., BOARO, C.S.F. and LIMA, G.P.P., 2010. Nodulação e atividade da nitrato redutase em função da aplicação de molibdênio em soja . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7220.

Issue

Section

Agricultural Sciences