Qualidade fisiológia e bioquímica de sementes de alface revestidas com micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento

Authors

  • Kênia Almeida Diniz Albuquerque Universidade Federal de Alagoas
  • Patrícia de Oliveira Alvim Universidade Federal de Lavras
  • Paulo de Albuquerque Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Tabuleiros Costeiros
  • André Delly Veiga Secretaria de Educação Média e Tecnológica

Abstract

A aplicação de aditivos via semente é uma técnica preconizada e muito utilizada pela indústria, porém, pouco se conhece do efeito destes sobre a qualidade fisiológica e bioquímica nas sementes. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito do recobrimento com micronutrientes, aminoácidos, reguladores de crescimento e suas combinações na germinação e vigor de sementes de alface. Para a peliculização das sementes, foi feita uma mistura de 50 mL do polímero L88®, 40 mL do aditivo e 10mL de água. Os aditivos utilizados foram micronutrientes, aminoácidos, reguladores de crescimento e a mistura destes. Após a peliculização as sementes foram secadas em temperatura ambiente, e em seguida avaliadas quanto a porcentagem de germinação, porcentagem de emergência e índice de velocidade de emergência das plântulas e a atividade das enzimas esterase e endo-β-mananase. Concluiu-se que a adição de micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento às sementes de alface não afetam negativamente sua germinação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-12-28

How to Cite

ALBUQUERQUE, K.A.D., ALVIM, P. de O., SILVA, P. de A. and VEIGA, A.D., 2010. Qualidade fisiológia e bioquímica de sementes de alface revestidas com micronutrientes, aminoácidos e reguladores de crescimento . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6, pp. 843–848. [Accessed25 February 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7216.

Issue

Section

Agricultural Sciences