Associação de isolados de Trichoderma spp. e ácido indol-3-butírico (AIB) na promoção de enraizamento de estacas e crescimento de maracujazeiro

Authors

  • Hugo Almeida dos Santos
  • Sueli Corrêa Marques Mello
  • José Ricardo Peixoto

Keywords:

Fungo, Promotores de crescimento de plantas, Passiflora edulis

Abstract

Este trabalho teve como objetivo estudar o efeito de isolados de Trichoderma no enraizamento e no desenvolvimento de estacas de Passiflora edulis Sins f. flavicarpa Deg. juntamente com o ácido indol butírico (AIB). Os experimentos foram realizados em casa-de-vegetação, adotando-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial (6x2), com cinco tratamentos: (isolados de Trichoderma) com e sem aplicação do AIB e quatro repetições. A parcela experimental constituiu-se de um vaso com quatro plantas. A análise dos dados obtidos revelou diferença significativa entre os tratamentos quanto ao peso de matéria seca e fresca das plantas de maracujazeiro. Os cinco isolados de Trichoderma apresentaram efeito positivo no incremento de matéria seca e fresca. Houve interação significativa entre os fatores com e sem hormônio. Não foi detectado efeito significativo do uso de Trichoderma, quanto ao enraizamento de estacas. Concluiu-se que esses isolados são promissores para o uso na promoção de desenvolvimento de estacas de maracujazeiro. Palavras chave: Fungo, Promotores de crescimento de plantas, Passiflora edulis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-11-11

How to Cite

DOS SANTOS, H..A., MARQUES MELLO, S.C. and PEIXOTO, J.R., 2010. Associação de isolados de Trichoderma spp. e ácido indol-3-butírico (AIB) na promoção de enraizamento de estacas e crescimento de maracujazeiro . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 6. [Accessed24 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7212.

Issue

Section

Biological Sciences