Avaliação de linhagens de triticale na região do Alto Paranaíba - MG

Authors

  • Aurinelza Batista Teixeira Condé Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Mauricio Antônio de Oliveira Coelho Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Fábio Aurélio Dias Martins Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Keywords:

X Triticosecale, Linhagens, Produtividade.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo avaliar novas linhagens de triticale, em dois locais no estado de Minas Gerais, visando à seleção de novos germoplasmas para serem multiplicados e distribuídos aos agricultores. Os experimentos foram constituídos de 13 linhagens de triticale e três cultivares de trigo, em delineamento estatístico de blocos ao acaso. Foi avaliado o rendimento de grãos e o peso hectolitro. As análises de variância individuais e conjunta apresentaram variações altamente significativas. Todas as linhagens apresentaram altas produtividades, bem maiores que as obtidas pelas cultivares de trigo. As altas produtividades destas linhagens de triticale demonstram o alto potencial destes materiais para serem avaliadas em futuros ensaios de competição, para o lançamento de futuras cultivares, com destaque para os genótipos EP 068009, EP 068012, EP 068016, EP 068055, EP 068064 e EP 068065, nos dois locais cultivados. O peso hectolitro das linhagens de triticale foram muito baixos, o que pode ser explicado pelo comprimento dos grãos e a sua forma, além do fator genético resultante do cruzamento trigo x centeio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aurinelza Batista Teixeira Condé, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Estudou na Escola Municipal Dora de Matos (1982 a 1985) em Contagem e no Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 1986 a 1992. Ingressou no Curso de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, graduando-se engenheira agrônoma em sete de fevereiro de 2000. Em 2000 iniciou o Curso de Mestrado em Produção Vegetal na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, RJ, tendo defendido tese em 26 de fevereiro de 2002. Em abril de 2002 iniciou o Doutorado em Genética e Melhoramento na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, submetendo-se à defesa de tese em 10 de março de 2006.

Mauricio Antônio de Oliveira Coelho, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético da cultura do trigo, melhoramento genético da cultura do feijoeiro, manejo e técnicas culturais das culturas do trigo, aveia, sorgo, milho, milheto e soja, Responsável Técnico Credenciado pelo Ministério da Agricultura para produção de sementes de espécies Agrícolas e Responsável Técnico pela Unidade de Beneficiamento de sementes da EPAMIG/Patos de Minas. Membro Titular do Comitê Gestor do Trigo e Coordenador Técnico do Plano Setorial do Trigo/Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento/MG.

Fábio Aurélio Dias Martins, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2002) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (2005) . Atualmente é Engenheiro Agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fitorremediação, Fluoreto, Cianeto, Alumínio, SPL.

Published

2011-03-31

How to Cite

BATISTA TEIXEIRA CONDÉ, A., DE OLIVEIRA COELHO, M.A. and DIAS MARTINS, F.A., 2011. Avaliação de linhagens de triticale na região do Alto Paranaíba - MG . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 2. [Accessed18 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7211.

Issue

Section

Agricultural Sciences