Fatores abióticos que afetam a distribuição do gênero Astyanax Baird & Girard, 1854 em riachos de cabeceiras de Chapada dos Guimarães, bacia do rio Cuiabá, Mato Grosso

Authors

  • Mahmoud Mehanna Universidade Estadual Paulista
  • Jerry Penha Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

Os principais fatores que influenciam a distribuição de uma espécie estão relacionados principalmente com a capacidade de dispersão, o comportamento, a presença de outras espécies e aos fatores físico-químicos. Foram avaliados fatores ecológicos que afetam a distribuição do gênero Astyanax em riachos de cabeceira de Chapada dos Guimarães, bacia do Rio Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Foram amostrados 27 riachos de cabeceira de Chapada dos Guimarães, e os peixes foram coletados através do método de pesca elétrica, e os dados ambientais foram analisados pela Análise de Componentes Principais (PCA). Foram capturados 250 indivíduos pertencentes ao gênero Astyanax, sendo 95 A. asuncionensis, 62 A. abramis, 36 A. lineatus e 57 indivíduos identificados como A. scabripinnis (Jenyns, 1842) sensu Eigenmann, 1927. Em relação as características ambientais, as variações obtidas permitiram a formação de dois eixos da PCA explanaram 53,114 % da variância das sete variáveis analisadas. O Eixo 1, Componente Principal 1, explicou 31,147 % e o Eixo 2, Componente Principal 2, explicou 21,967 % da variação dos dados ambientais.A formação do eixo 1 foi influenciada positivamente pela profundidade e negativamente pela condutividade e pH. A formação do eixo 2 foi influenciada positivamente pela turbidez e negativamente pelo Oxigênio dissolvido. A ordenação das espécies ao longo dos eixos formados corroborou para a compreensão da distribuição dos espécimes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-28

How to Cite

MEHANNA, M. and PENHA, J., 2011. Fatores abióticos que afetam a distribuição do gênero Astyanax Baird & Girard, 1854 em riachos de cabeceiras de Chapada dos Guimarães, bacia do rio Cuiabá, Mato Grosso . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 1, pp. 125–137. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7196.

Issue

Section

Biological Sciences