Influência do florescimento e grau de isoporização na qualidade de variedades de cana-de-açúcar aptas á industrialização no meio de safra

Authors

  • Hélio Francisco da Silva Neto Universidade Estadual Paulista
  • Marcos Omir Marques Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Carlos Tasso Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Fábio Camilotti Faculdade de Tecnologia
  • Juliano Henrique Bernardi Sindicato Rural de Sertãozinho

Abstract

Dentre as possibilidades de utilização da cana-de-açúcar destacam-se aquelas relacionadas à extração de seus produtos e subprodutos oriundos do colmo. O florescimento da cana ocasiona alterações morfo-fisiológicas na planta e, na presença da isoporização, provoca modificações no colmo, diminuindo a qualidade da matéria-prima. A maioria das áreas plantadas com cana, na região Centro-Sul do Brasil, está sujeita ao florescimento, no entanto, essa característica varia em função da cultivar empregada. Existem diferentes diâmetros de isoporização relacionados a colmos florescidos e induzidos, e seus danos à qualidade da matéria-prima são ainda controversos. O objetivo deste experimento foi avaliar o comportamento de diferentes cultivares e a relação entre os colmos florescidos e induzidos com a intensidade de isoporização, e o comprometimento do diâmetro do colmo e da qualidade da matéria-prima. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizados, com 3 repetições. Foram avaliados o florescimento, a intensidade da isoporização e o diâmetro da isoporização, além das análises químicas e tecnológicas. As ocorrências do florescimento foram acompanhadas das maiores intensidades de isoporização. A indução ao florescimento contribuiu para a redução na qualidade da matéria-prima, embora o volume isoporizado tenha sido menor. O florescimento e a isoporização não afetou o teor de sacarose na cana. Aumentos nos teores de fibra, açúcares redutores e acidez, apenas foram verificados nos casos em que o diâmetro da área isoporizada ultrapassou 50 % do diâmetro do colmo. A cultivar que obteve o melhor desempenho foi a RB855536 e o pior a CTC 15.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-02-28

How to Cite

DA SILVA NETO, H.F., MARQUES, M.O., TASSO JÚNIOR, L.C., CAMILOTTI, F. and BERNARDI, J.H., 2011. Influência do florescimento e grau de isoporização na qualidade de variedades de cana-de-açúcar aptas á industrialização no meio de safra . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 1, pp. 1–7. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7168.

Issue

Section

Agricultural Sciences