Influência do clima e da cobertura de solo na mortalidade de Cochliomyia hominivorax (Coquerel, 1958) (Díptera: calliphoridae) e na atuação de seus inimigos naturais

Authors

  • José Ricardo de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcus Sandes Pires Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Argemiro Sanavria Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar a pupação e a emergência de C. hominivorax em ambientes de solo com cobertura vegetal, cobertura de matéria orgânica e sem cobertura, em duas estações do ano. A estação chuvosa compreendeu-se os meses de janeiro a março e estação seca, os meses de abril a junho. A estação chuvosa apresentou maior percentual de mortalidade larval (P<0,05), com 10,6% (n=360) e de pupas inviáveis com percentual de 18,6% (n=360), sendo as pupas caracterizadas como lesionadas, com maior ocorrência. Na cobertura orgânica observou-se menor percentual de pupas inviáveis (P<0,05). O percentual de emergência total foi de 54,6%, sendo elevado na estação seca e baixo em áreas com cobertura vegetal (P<0,05). A atividade predatória exercida por formigas foi elevada (P<0,05) na estação chuvosa. Precipitações pluviais elevadas, a cobertura vegetal no solo e a ação de predadores naturais foram fatores que influenciaram negativamente a sobrevida de C. hominivorax.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-01-27

How to Cite

SOUZA, J.R. de, PIRES, M.S. and SANAVRIA, A., 2010. Influência do clima e da cobertura de solo na mortalidade de Cochliomyia hominivorax (Coquerel, 1958) (Díptera: calliphoridae) e na atuação de seus inimigos naturais . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 1, pp. 136–146. [Accessed29 October 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7157.

Issue

Section

Biological Sciences