Estudo espacial do rendimento de grãos e porcentagem de casca de duas variedades de Coffea arabica L. visando a produção de café de qualidade

Authors

  • Samuel de Assis Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Julião Soares de Souza Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Inácio Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Objetivou-se com esse trabalho analisar espacialmente o rendimento de grãos e a porcentagem de casca de duas variedades de café arábica com vistas na produção de café de qualidade, utilizando métodos de geoestatística e estatística clássica. O experimento foi instalado na safra referente ao ano agrícola 2007/2008 em duas lavouras de Coffea arabica L., sendo uma de café catucaí e a outra catuaí. Avaliou-se a massa de café úmido, produtividade de café beneficiamento, rendimento (café úmido/café beneficiado) e % de casca. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e em seguida pela geoestatística para verificar a existência e quantificar o grau de dependência espacial das variáveis. A produtividade da variedade catuaí foi superior à produtividade do catucaí, assim como a % de casca e rendimento, cuja variação só foi perceptível através da utilização da geoestatística, uma vez que a média não permitiu constatar tal diferença. A variedade catuaí tem maior potencial para a qualidade quando comparada à variedade catucaí devido à maior proporção de casca e a maturação mais uniforme, condições ideais para expressão dessa característica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-09-01

How to Cite

SILVA, S. de A., LIMA, J.S. de S. and ALVES, A.I., 2010. Estudo espacial do rendimento de grãos e porcentagem de casca de duas variedades de Coffea arabica L. visando a produção de café de qualidade . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 4, pp. 558–565. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7139.

Issue

Section

Agricultural Sciences