Influência da aplicação de silício na ocorrência de lagartas (Lepidoptera) e de seus inimigos naturais chaves em milho (Zea mays L.) e em girassol (Helianthus annuus L.)

Authors

  • Cristiana Silveira Antunes Adelma Maria Silveira Antunes
  • Jair Campos Moraes
  • Alex Antônio
  • Valkiria Fabiana da Silva

Keywords:

ácido silícico, controle biológico, Zea mays, Helianthus annuus

Abstract

A lagarta-do-cartucho do milho, Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) e a lagarta-do-girassol Chlosyne lacinia saundersii (Doubleday & Hewitson, 1847) são consideradas pragas chaves, respectivamente, das culturas de milho e de girassol. Dessa forma, os objetivos no presente trabalho foram avaliar os efeitos da aplicação de silício na ocorrência da lagarta-do-cartucho, da lagarta-do-girassol e de seus inimigos naturais chaves em plantas de milho e de girassol. O experimento foi conduzido a campo, em área experimental destinada ao cultivo orgânico da UFLA, no período de fevereiro a julho de 2008, adotando-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 2 (culturas) x 2 (com e sem aplicação de silício) e 8 repetições. Avaliaram-se o número total de lagartas, a taxa de parasitismo e a ocorrência de tesourinhas e joaninhas. Pelos resultados pode-se verificar que a aplicação de silício afetou o desenvolvimento de C. lacinia saundersii, no período de 30 a 60 dias após a emergência das plantas, causando redução no número de lagartas. Não houve registro de lagartas parasitadas, fato que deve ser estudado em outras pesquisas. O número de tesourinhas foi menor em plantas de milho tratadas com silício, não tendo sido registrada em plantas de girassol. Em ralação às joaninhas, estas foram encontradas nas duas culturas, sendo significativamente maior em plantas de girassol.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-06-18

How to Cite

SILVEIRA ANTUNES, C., CAMPOS MORAES, J., ANTÔNIO, A. and FABIANA DA SILVA, V., 2010. Influência da aplicação de silício na ocorrência de lagartas (Lepidoptera) e de seus inimigos naturais chaves em milho (Zea mays L.) e em girassol (Helianthus annuus L.) . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 4. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7131.

Issue

Section

Biological Sciences