Variabilidade espacial da resistência do solo à penetração e do teor de água em sistema de plantio direto na cultura da soja

Authors

  • Indiamara Marasca Universidade Estadual Paulista
  • Carlos Alberto Alves de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Ednaldo Carvalho Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha Universidade Federal de Uberlândia
  • Renato Lara de Assis Universidade de Rio Verde
  • Adriano Perin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Luiz Antonio Silva Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Abstract

Um fator prejudicial e limitante à produtividade das culturas é a compactação do solo, parâmetro que pode ser quantificado pela resistência do solo à penetração e altamente influenciado pelo teor de água. Estas variáveis apresentam variabilidade espacial e temporal, características que podem ser determinadas pela técnica de geoestatística. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo estudar a variabilidade espacial da resistência do solo à penetração (RP) e do teor de água no solo (U) na cultura da soja. Os valores de RP nas profundidades de 0,00-0,10; 0,11-0,20 e 0,21-0,30 m variaram de 2,9 a 4,28 MPa e são considerados prejudiciais ao desenvolvimento radicular de leguminosas, embora não tenham influenciado a produtividade da soja que foi de 3887 kg ha-1. O teor médio de água do solo ficou entre 0,210 e 0,213 kg kg-1 para as três profundidades estudadas. A resistência do solo à penetração, expressa por meio dos semivariogramas, apresentou dependência espacial em todas as profundidades, ajustando-se ao modelo esférico na profundidade de 0,00-0,10 m e exponencial nas profundidades de 0,11-0,20 e 0,21-0,30 m. A variabilidade espacial para todas as camadas estudadas apresentaram um alcance em torno de 20 m. O teor de água no solo não apresentou dependência espacial para as profundidades, apresentando distribuição aleatória.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2011-05-02

How to Cite

MARASCA, I., OLIVEIRA, C.A.A. de, GUIMARÃES, E.C., CUNHA, J.P.A.R. da, ASSIS, R.L. de, PERIN, A. and MENEZES, L.A.S., 2011. Variabilidade espacial da resistência do solo à penetração e do teor de água em sistema de plantio direto na cultura da soja . Bioscience Journal [online], vol. 27, no. 2, pp. 239–246. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7128.

Issue

Section

Agricultural Sciences