Viabilidade técnico-econômica do consórcio de feijão-comum com cafeeiro adensado em formação, em função do número de fileiras e da adubação do feijoeiro

Authors

  • Abner José de Carvalho
  • Messias José bastos de Andrade
  • Ricardo Pereira Reis
  • Rubens José Guimarães

Keywords:

Cafeicultura, Culturas intercalares, Estudo técnico-econômico

Abstract

Visando estudar o retorno econômico do cultivo do feijão intercalado ao cafeeiro em formação, foi conduzido um experimento de campo em lavoura cafeeira adensada da cv. Topázio. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com três repetições, em esquema fatorial 4 x 4 + 1, envolvendo quatro números de linhas de feijoeiro (uma, duas, três e quatro) e quatro doses de adubação da leguminosa (0%, 50%, 100% e 150% da adubação recomendada no monocultivo do feijoeiro), mais um tratamento adicional (os respectivos monocultivos). Os resultados mostraram que o aumento do número de linhas intercalares reduz os custos totais médios de produção de feijão e de formação do cafeeiro, aumenta o lucro obtido com o feijão e os percentuais de cobertura dos custos operacionais e dos custos totais de formação do cafeeiro. Entretanto, especialmente a partir de três fileiras intercalares, reduz a emissão de nós e os incrementos no comprimento do ramo plagiotrópico e no diâmetro do caule do cafeeiro, sendo recomendável, nas condições em que o experimento foi conduzido, o plantio de até 2 fileiras intercalares de feijão. O incremento da adubação do feijoeiro aumenta o custo médio de produção de feijão e reduz o lucro obtido com o cultivo intercalar do feijão e os percentuais de cobertura dos custos operacionais e dos custos totais de formação do cafeeiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Abner José de Carvalho

Engenheiro Agrônomo (2000) e Mestre em Fitotecnia (2005) pela Universidade Federal de Lavras. Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Messias José bastos de Andrade

Engenheiro Agrônomo, Dsc. em Fitotecnia (Produção vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa, Professor Associado do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras.

Ricardo Pereira Reis

Engenheiro Agrônomo, Dsc. em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Professor Titular do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras.

Rubens José Guimarães

Engenheiro Agrônomo, Dsc. em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras. Professor Classe IV, nível 1 do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras.

Published

2009-12-16

How to Cite

CARVALHO, A.J. de, ANDRADE, M.J. bastos de, REIS, R.P. and GUIMARÃES, R.J., 2009. Viabilidade técnico-econômica do consórcio de feijão-comum com cafeeiro adensado em formação, em função do número de fileiras e da adubação do feijoeiro . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 6. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/7002.

Issue

Section

Agricultural Sciences