Influência da disponibilidade hídrica no crescimento inicial do cafeeiro Conilon

Authors

  • Maria Christina Junger Delôgo Dardengo
  • Edvaldo Fialho dos Reis
  • Renato Ribeiro Passos

Keywords:

umidade do solo, déficit hídrico, crescimento vegetal, cafeeiro.

Abstract

O presente trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes níveis de déficits hídricos (DH 0%, DH 33% e DH 67%) no crescimento inicial do cafeeiro conilon, obtidos a partir da adoção de três tensões para determinação da capacidade de campo (CC1=0,006 MPa, CC2=0,010 MPa e CC3=0,033 MPa), em um Latossolo Vermelho-Amarelo (LV) e Argissolo Vermelho-Amarelo (PVA). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, cultivando-se as plantas em vasos de 12 litros por um período de 255 dias. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, distribuído em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições para cada solo. As avaliações de crescimento foram realizadas a cada 60 dias e os dados analisados pela técnica de superfície de resposta. Em DH 0% o crescimento inicial do cafeeiro conilon foi superior aos obtidos nos déficits hídricos de 33% e 67% da água disponível dos solos. O maior crescimento inicial do cafeeiro conilon foi observado na capacidade de campo determinada na tensão de 0,010 MPa para o LV e de 0,006 MPa para o PVA e o menor crescimento nos déficits hídricos da capacidade de campo determinada na tensão de 0.033 MPa, em ambos os solos. Em DH 33% e DH 67% nos níveis de capacidade de campo do LV e do PVA, foram verificadas reduções nos valores da área foliar, altura e diâmetro do caule das plantas. O acúmulo de matéria seca total no LV foi superior ao do PVA, em todos os níveis de capacidade de campo e déficits hídricos, resultando em maior crescimento inicial do cafeeiro conilon, neste solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Christina Junger Delôgo Dardengo

Engª Agrônoma, MSc em Produção Vegetal, Professora Especial -Escola Agrotécnica Federal de Alegre-ES

Edvaldo Fialho dos Reis

Engº Agrícola, Ds em Engenharia Agrícola,Profº Adjunto III, Centro de Ciências Agrárias do Espírito Santo-ES

Renato Ribeiro Passos

Engº Agrônomo, Ds em Solos e Nutrição Mineral de Plantas,Profº Adjunto I, Centro de Ciências Agrárias do Espírito Santo-ES

Published

2009-12-16

How to Cite

JUNGER DELÔGO DARDENGO, M.C., FIALHO DOS REIS, E. and RIBEIRO PASSOS, R., 2009. Influência da disponibilidade hídrica no crescimento inicial do cafeeiro Conilon . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 6. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6998.

Issue

Section

Agricultural Sciences