Esporulação de Botryotinia ricini em diferentes meios de culturas

Authors

  • Haroldo Antunes Chagas UNESP - FCA, Campus Botucatu
  • Daniel Dias Rosa UNESP - FCA, Campus Botucatu
  • Marco Antonio Basseto UNESP - FCA, Campus Botucatu
  • Mauricio Dutra Zanotto UNESP - FCA, Campus Botucatu
  • Edson Luiz Furtado UNESP - FCA, Campus Botucatu

Keywords:

Amphobotrys ricini, Ricinus communis, Inoculo, Seleção genética

Abstract

A mamoneira é uma espécie tropical e está sujeita a diversas doenças, que causam grandes prejuízos, dentre essas, o mofo cinzento (Botryotinia ricini) é uma das mais importantes. A esporulação deste fungo foi avaliada nos meios de culturas BDA; Aveia-agar; Mazeina-agar; Arroz-agar; Folhas de mamona triturada-ágar (FM); FM-CaCO3; suco V8 a 5% (V8-5%); V8-10%; V8-20%; suco de tomate a 5% (TJ-5%); TJ-10%; TJ-20%. A esporulação do fungo, nos diferentes meios de culturas, foi avaliada no 8Ëš dia de incubação. Os dados foram analisados utilizando método de comparação entre médias, através do teste Tukey a 5% de probabilidade, sendo os dados transformados para (X+1)0,5. Todos os meios de culturas testados se mostraram aptos para a produção de conídios, mas obteve-se os melhores resultados no meio de cultura V8-20%, com 5,7 x 106 conídios/mL, ficando em segundo lugar o meio BDA, com uma esporulação média de 3,5 x106 conídios/mL.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniel Dias Rosa, UNESP - FCA, Campus Botucatu

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) , mestrado em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (2006) e ensino médio Escola Tecnica Agropecuaria Estadual Martinho Di Ciero (1997) se formando Tecnico Agropecuario . Tem experiência na área de Fitopatologia, com ênfase em Microbiologia e Biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade genetica, Fitobactéria, Expressão genica, microarray, meio de cultura, rotas metabolicas, Moleculars plant-signaling, Pathogesis Related Proteins e Marcadores geneticos. Atualmente desenvolve pesquisas, no nivel de Doutorado na UNESP-FCA, relacionadas com patógenos habitantes do solo, visando, principalmente, o agente causal da Hernia das Cruciferas, Plasmodiophora brassicae, com o objetivo de determinar as raças do patógeno no estado de São Paulo, assim como o desenvolvimento de medidas de controle eficientes e melhor entendimento da relação parasitaria deste organismo. Participa ainda de grupo de pesquisa em patógenos de especies arboreas, assim como atua junto a produtores, visando desenvolver o serviço de extensão entre a pesquisa e a prática.

Published

2009-10-30

How to Cite

CHAGAS, H.A., ROSA, D.D., BASSETO, M.A., ZANOTTO, M.D. and FURTADO, E.L., 2009. Esporulação de Botryotinia ricini em diferentes meios de culturas . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6994.

Issue

Section

Biological Sciences