Comportamento de cultivares de trigo em diferentes densidades de semeadura sob irrigação indicadas para a região do Brasil central

Authors

  • Cleyton Batista de Alvarenga MSc Universidade Federal de Uberlândia
  • Joaquim Soares Sobrinho Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA)
  • Erisson Moura dos Santos Estudante agronomia Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Trigo, Densidade, Espaçamento, Stand

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da densidade de semeadura para a cultura do trigo, utilizando cinco cultivares indicadas para a região do Brasil Central. O experimento foi instalado na fazenda Rio Brilhante no Município de Coromandel, utilizando-se as cultivares de trigo Embrapa 22, Embrapa 42, BRS 210, BRS 254 e BRS 264, semeadas nas densidades de 150, 300, 450 e 600 sementes aptas por m2. As parcelas constituíram-se de 5 linhas de 6 metros e a área útil foi de 3 linhas de 2,5 metros, perfazendo uma área de 1,5m2. O experimento constituiu-se num fatorial com blocos ao acaso e quatro repetições. A semeadura realizou-se em maio de 2006 e a colheita em setembro do mesmo ano. Neste período de condução da lavoura avaliou-se o stand final de plantas e após a colheita, as características de rendimento de grãos, peso de mil sementes, espiguetas férteis e estéreis e peso do hectolitro. Os resultados encontrados neste experimento mostraram que não há interferência significativa da densidade nas características acima relacionadas exceto para peso hectolitro. Entretanto estes resultados são de apenas uma safra sendo assim, recomenda-se a realização de mais estudos para a determinação da quantidade ideal de sementes nesta condição de cultivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-10-30

How to Cite

BATISTA DE ALVARENGA, C., SOARES SOBRINHO, J. and MOURA DOS SANTOS, E., 2009. Comportamento de cultivares de trigo em diferentes densidades de semeadura sob irrigação indicadas para a região do Brasil central . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6992.

Issue

Section

Agricultural Sciences