Desenvolvimento de mudas de alface a partir de sementes armazenadas e enriquecidas com micronutrientes e reguladores de crescimento

Authors

  • Kênia Almeida Diniz Albuquerque Bolsista DRC cnpq / Embrapa CPATC
  • Paulo de Albuquerque Silva Pesquisador Embrapa CPATC
  • João Almir Oliveira Professor adjunto UFLA / DAG
  • José Luiz Sandes de Carvalho Filho Estudante de doutorado / UFLA / DAG
  • Frederico José Evangelista Botelho Estudande de mestrado / UFLA / DAG

Keywords:

Lactuca sativa, análise de crescimento, revestimento de sementes

Abstract

O sucesso da produção de mudas de hortaliças depende da utilização de sementes de boa qualidade. Geralmente, sementes de espécies hortícolas, por serem muitos pequenas, possuem pequena quantidade de reserva e, por isso, o seu enriquecimento com micronutrientes e reguladores de crescimento torna-se uma tecnologia importante para aumentar seu vigor e produzir mudas de qualidade. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do tratamento de sementes de alface com micronutrientes e reguladores de crescimento e do armazenamento na produção e no crescimento das mudas. As sementes foram tratadas com os produtos Starter®, Cellerate® e Stimulate®, nas dosagens correspondentes a 0%, 50%, 100%, 150% e 200% da dose recomendada pelo fabricante, utilizando a técnica de peliculização. As avaliações foram realizadas aos 0, 6 e 12 meses de armazenamento, pelos seguintes parâmetros: número, altura, peso seco de parte aérea e de raízes e taxa de crescimento absoluto e relativo das mudas. As mudas foram produzidas em bandejas de poliestireno contendo o substrato comercial Plantmax®, em casa de vegetação com temperatura controlada e sistema de irrigação automatizado. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 5, sendo 3 produtos e 5 dosagens, com 4 repetições. As variáveis taxa de crescimento relativo e absoluto não foram submetidas à análise estatística. Concluiu-se que os produtos Cellerate® e Stimulate®, incorporados às sementes antes do armazenamento, provocam redução no número de mudas de alface, independente da dosagem utilizada e há redução no crescimento das mudas de alface após o armazenamento das sementes com ou sem tratamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-10-30

How to Cite

DINIZ ALBUQUERQUE, K.A., SILVA, P. de A., OLIVEIRA, J.A., SANDES DE CARVALHO FILHO, J.L. and EVANGELISTA BOTELHO, F.J., 2009. Desenvolvimento de mudas de alface a partir de sementes armazenadas e enriquecidas com micronutrientes e reguladores de crescimento . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed9 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6985.

Issue

Section

Agricultural Sciences