Avaliação de quatro densidades de semeadura e duas doses de nitrogênio no comportamento do trigo irrigado sob bioma cerrado em sistema de semeadura direta no município de Perdizes Minas Gerais

Authors

  • Cleyton Batista de Alvarenga
  • Joaquim Soares Sobrinho
  • Mariana Rodrigues Bueno
  • Marcelo Vitor Gonçalves

Keywords:

Trigo, Densidade, Nitrogênio, Cultivar, Rendimento

Abstract

O experimento foi conduzido no município de Perdizes - MG, em Latossolo Vermelho Escuro distrófico, sob ecossistema Cerrado textura argilosa, testando diferentes densidades de semeadura em conjunto com duas diferentes doses de nitrogênio total; as densidades foram de 250, 450, 650 e 850 sementes viáveis/m2, enquanto que as doses de nitrogênio total foram de 90 e 120 kg.ha-1, no esquema de parcelas subdivididas, em blocos casualizados. A instalação do ensaio se deu no dia 10 de abril de 2007, em área sob Sistema de Plantio Direto sobre uma espessa palhada de milho, sendo a cultivar adotada a BRS 207. Com base nas análises feitas, os resultados obtidos indicaram que a menor densidade, ou seja, 250 sementes aptas/m² resultaram no maior número de grãos por espiga, maior número de espiguetas férteis e menor número de espiguetas estéreis. As demais densidades 450, 650 e 850 sementes aptas/m² não apresentaram variação significativa nos valores desses componentes. Além disso, a variação na densidade de semeadura não se diferenciou estatisticamente quanto ao rendimento de grãos, massa de mil grãos e peso hectolítrico. As variações nas doses de nitrogênio total em 90 e 120 kg.ha-1 não foram suficientes para alterar significativamente o rendimento de grãos, peso hectolítrico e peso de mil grãos; não houve benefícios significativos para densidades de semeadura acima de 250 sementes viáveis/m² e doses de N acima de 90 kg.ha-1, não tendo efeito sobre o rendimento de grãos e nem sobre os outros componentes estudados.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-10-30

How to Cite

BATISTA DE ALVARENGA, C., SOARES SOBRINHO, J., RODRIGUES BUENO, M. and GONÇALVES, M..V., 2009. Avaliação de quatro densidades de semeadura e duas doses de nitrogênio no comportamento do trigo irrigado sob bioma cerrado em sistema de semeadura direta no município de Perdizes Minas Gerais . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6976.

Issue

Section

Agricultural Sciences