Germinação in vitro de grãos de pólen de Prunus persica (L.) Batsch vulgaris

Authors

  • Edvan Alves Chagas IAC
  • Wilson Barbosa IAC
  • Rafael Pio UNIOESTE
  • Fernando Antonio Campo Dall'Orto IAC
  • Leandro Henrique Gulgielmin Tizato ESALQ/USP
  • Angela Saito UNICAMP
  • Pollyana Cardoso Chagas ESALQ/USP
  • João Alexio Scarpare Filho ESALQ/USP

Keywords:

palinologia, pessegueiro, cultura de tecidos, meio de cultura, reagentes

Abstract

Objetivou-se ajustar um protocolo para a germinação in vitro dos grãos de pólen de pessegueiro. Para tal, foram realizados cinco experimentos com a finalidade de estabelecer a concentração ideal de sacarose, ágar, nitrato de cálcio, ácido bórico, o melhor valor de pH, a temperatura para germinação de grãos de pólen e o tempo de início de emissão do tudo polínico. Como material vegetal utilizou-se as cultivares Aurora 1 e Douradão. Para a cultivar Aurora 1, maior germinação de grãos de pólen foi obtido com a utilização de 48,29 g.L-1 de sacarose, 10 g.L-1 de agar, 400 mg.L-1 de ácido bórico e pH de 5,5. Para a cultivar Douradão, maior germinação de grão de pólen foi obtido em meio contendo 90 g.L-1 para 'Douradão', 10 g.L-1 de agar, 400 mg.L-1 de ácido bórico, 369 mg.L-1 de nitrato de cálcio no meio de cultura e pH 6,5. A melhor temperatura para germinação de grãos de pólen para as cultivares Aurora 1 e Douradão foi 25ºC, sendo que a porcentagem de germinação de grãos de pólen aumentou diretamente proporcional ao tempo de avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edvan Alves Chagas, IAC

Pesquisador Científico do Centro APTA Frutas do Instituto Agronômico-IAC. Av. Luiz Pereira dos Santos, nº 1500, Corrupira, CEP. 13214-820, Jundiaí-SP, Brasil.

Wilson Barbosa, IAC

Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC), Centro Experimental Central, Caixa Postal 28, 13001-970, Campinas, SP.

Rafael Pio, UNIOESTE

Professor Adjunto de Fruticultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Fernando Antonio Campo Dall'Orto, IAC

Pesquisador Científico do Centro APTA Frutas do Instituto Agronômico-IAC. Av. Luiz Pereira dos Santos, nº 1500, Corrupira, CEP. 13214-820, Jundiaí-SP, Brasil.

Leandro Henrique Gulgielmin Tizato, ESALQ/USP

Estagiário do Centro APTA Frutas/IAC. Bolsista de I.C. FAPESP

Angela Saito, UNICAMP

Estagiário do Centro APTA Frutas/IAC. Bolsista de I.C. CNPq

Pollyana Cardoso Chagas, ESALQ/USP

Eng. Agr., Mestrando do Curso de Fitotecnia da ESALQ/USP. Bolsista FAPESP.

João Alexio Scarpare Filho, ESALQ/USP

Professor Titular de Fruticultura do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP.

Published

2009-10-30

How to Cite

ALVES CHAGAS, E., BARBOSA, W., PIO, R., CAMPO DALL’ORTO, F.A., TIZATO, L.H.G., SAITO, A., CHAGAS, P.C. and SCARPARE FILHO, J.A., 2009. Germinação in vitro de grãos de pólen de Prunus persica (L.) Batsch vulgaris . Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 5. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6974.

Issue

Section

Agricultural Sciences