andice de floculação e agregação de um latossolo vermelho sob dois sistemas de colheita da cana-de-açúcar / Flocculation degree and aggregation in a rhodic ferralsol under sugarcane harvest systems

Authors

  • Cinara Xavier de Almeida
  • José Frederico Centurion
  • Ricardo Falqueto Jorge, Itamar Andrioli
  • Anelisa de Aquino Vidal
  • Renata Soares Serafim

Keywords:

Saccharum officinarum, argila dispersa, conteúdo de matéria orgânica, qualidade do solo,

Abstract

À medida que os solos vão sendo incorporados aos processos de produção agrícola, consideráveis alterações vão ocorrendo em sua estrutura. Esse processo culmina com a redução da qualidade do solo em virtude da retirada da cobertura vegetal e da mecanização excessiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações em alguns atributos de um Latossolo Vermelho distroférrico típico, muito argiloso, induzidas pelos sistemas de manejo da cana-de-açúcar em comparação ao solo em seu estado natural. Foram coletadas amostras de solo em três sistemas de uso e manejo: mata nativa (MN), cultivo de cana-de-açúcar com colheita manual (MA) e com colheita mecanizada (ME). Avaliaram-se o conteúdo de matéria orgânica do solo, o índice de floculação e a agregação nas camadas de 0-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,30 m. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas 3 x 3 (manejos x camadas), com cinco repetições, com exceção para a agregação do solo a qual foi avaliada em seis repetições. Os efeitos dos sistemas de colheita da cana-de-açúcar sobre os atributos do solo, nas diferentes camadas, foram verificados a partir da análise de variância; quando significativos, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O solo sob MN destacou-se quanto ao conteúdo de matéria orgânica até mesmo em relação ao solo sob ME, o qual apresentou o menor índice de floculação. A maior porcentagem de agregados foi encontrada na classe de 7,93 a 4 mm no solo sob MN, o mesmo acontecendo com o diâmetro médio ponderado dos agregados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cinara Xavier de Almeida

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), é mestranda na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Jaboticabal, na área da Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo, atuando principalmente quanto à resistência mecânica do solo à penetração das raízes.

José Frederico Centurion

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) , mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz Piracicaba (1984) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz Piracicaba (1988) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação do solo, Levantamento de solo, Manejo do Solo.

Ricardo Falqueto Jorge, Itamar Andrioli

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) . Atualmente é Pesquisador da FACULDADE DE CIENCIAS AGRARIAS E VETERINARIAS. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade agrícola, Manejo Conservacionista.

Anelisa de Aquino Vidal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: silício, fontes de silício e culturas acumuladoras.

Renata Soares Serafim

Graduação em ZOOTECNIA - FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA (1999). Mestre em Zootecnia, área de Produção Animal, pela UNESP/Jaboticabal (2004). Doutoranda, em Agronomia, área de Produção Vegetal, linha de pesquisa "Aproveitamento de resíduos da agropecuária". Atuou como técnica do laboratório de nutrição animal das FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA durante oito anos. Atualmente é professora de Bromatologia e Nutrição Básica e Cunicultura , nas FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA .Experiência ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: esterco, suínos, manejo, biofertilizante, fertilidade; adubo orgânico, compostagem e biodigestão.

Published

2009-08-26

How to Cite

ALMEIDA, C.X. de, CENTURION, J.F., JORGE, ITAMAR ANDRIOLI, R.F., VIDAL, A. de A. and SERAFIM, R.S., 2009. andice de floculação e agregação de um latossolo vermelho sob dois sistemas de colheita da cana-de-açúcar / Flocculation degree and aggregation in a rhodic ferralsol under sugarcane harvest systems. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6968.

Issue

Section

Agricultural Sciences