Crescimento aéreo e radicular de arroz de terras altas em função da adubação fosfatada e bioestimulante / Shoot and root growth of upland rice as affected by phosphorus fertilization and biostimulant

Authors

  • Rodrigo Arroyo Garcia Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Eduardo Gazola Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Alexandre Merlin Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Roberto Lyra Villas Bôas Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/UNESP

Keywords:

raiz, fósforo, Stimulate®

Abstract

O uso de fitorreguladores que estimulam maior crescimento radicular pode favorecer a absorção de fósforo em arroz cultivado no sistema de terras altas. Objetivou-se avaliar o crescimento aéreo e radicular de arroz submetido a diferentes doses de fósforo na presença e ausência de bioestimulante. O experimento foi conduzido em casa de vegetação da Faculdade de Ciências Agronômicas-UNESP, em Botucatu-SP. Os tratamentos constaram de 6 doses de P na semeadura (0, 12,5, 25, 50, 100 e 200 mg dm-3), na presença e ausência de Stimulate® aplicado via sementes (cultivar Primavera). Aos 78 dias após emergência, as plantas foram cortadas na altura do colo para determinação da área foliar e matéria seca de folhas e colmo. As amostras de raízes coletadas no mesmo dia tiveram o diâmetro médio radicular e massa da matéria seca determinadas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com três repetições, em esquema fatorial 2x6. Foram feitas análises de variância e regressão, e ajustaram-se equações lineares e quadráticas significativas até 5% de probabilidade pelo teste F, que apresentaram os maiores coeficientes de determinação (R2). Com o aumento das doses de P, a produção de massa e área foliar das plantas de arroz foi menor na presença do bioestimulante. Para o acúmulo de fósforo na parte aérea e determinações do sistema radicular, comportamento semelhante foi observado. Conclui-se que o uso de Stimulate® no tratamento de sementes, tanto para a produção de fitomassa como nas determinações do sistema radicular, foi eficiente apenas em baixas quantidades de adubo aplicado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-08-26

How to Cite

GARCIA, R.A., GAZOLA, E., MERLIN, A., VILLAS BÔAS, R.L. and CRUSCIOL, C.A.C., 2009. Crescimento aéreo e radicular de arroz de terras altas em função da adubação fosfatada e bioestimulante / Shoot and root growth of upland rice as affected by phosphorus fertilization and biostimulant. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed26 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6956.

Issue

Section

Agricultural Sciences