Efeito do sistema de trilha e da velocidade das colhedoras na qualidade de sementes de soja / Effect of the threshing system and harvester speed on the quality of soybean seeds

Authors

  • João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha UFU
  • Guilherme Piva Sementes Ouro Verde
  • Carlos Alberto Alves de Oliveira Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia

Keywords:

Mecanização Agrícola

Abstract

A colheita mecanizada de soja pode acarretar perdas qualitativas nas sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes de soja colhidas mecanicamente por sistemas axial e convencional de trilha, em diferentes velocidades de avanço das colhedoras e rotações do cilindro trilhador. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, avaliando-se a germinação, o vigor e a injúria mecânica de sementes de soja colhidas por três diferentes colhedoras (cilindro convencional, rotor axial e rotor axial duplo), em duas velocidades de avanço (6,0 e 7,0 km/h) e duas rotações do cilindro trilhador. Considerou-se, para fins de análise estatística, o experimento em esquema fatorial 3 x 2 (três colhedoras e duas velocidades), para cada nível de rotação. A colhedora de cilindro convencional trabalhou com rotação do cilindro de 500 e 600 rpm, a de rotor axial, com 450 e 500 rpm, e a de rotor axial duplo, com 800 e 900 rpm. Concluiu-se que, tanto a colhedora de cilindro de trilha transversal, como as axiais, desde que convenientemente reguladas, não provocaram diferenças significativas na germinação e no vigor das sementes de soja. Com relação à injúria mecânica, as máquinas de fluxo axial mostraram-se superiores, promovendo menor percentagem de injúrias. A colhedora de duplo rotor axial apresentou comportamento similar a de rotor simples. O incremento da velocidade de deslocamento de 6,0 para 7,0 km h-1 promoveu aumento da injúria mecânica, bem como redução do poder germinativo das sementes, nas menores rotações do cilindro trilhador.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-08-26

How to Cite

RODRIGUES DA CUNHA, J.P.A., PIVA, G. and DE OLIVEIRA, C.A.A., 2009. Efeito do sistema de trilha e da velocidade das colhedoras na qualidade de sementes de soja / Effect of the threshing system and harvester speed on the quality of soybean seeds. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6950.

Issue

Section

Agricultural Sciences