Fungicidas para o controle das principais doenças do arroz irrigado / Fungicides for the control of the main irrigated rice diseases

Authors

  • Gil Rodrigues dos Santos UFT
  • Manoel Delintro de Castro Neto UFT
  • Maíra Ignácio UFT
  • Tarcísio Castro Alves Barros Leal UFT
  • Rodrigo Ribeiro Fidelis UFT
  • Justino José Dias Neto UFT

Keywords:

Dcontrole químico, Brusone, Manchas dos Grãos, Mancha-Parda

Abstract

Com o objetivo de avaliar a eficiência de fungicidas no controle das principais doenças e na produtividade do arroz irrigado foram instalados três ensaios em delineamento de blocos casualizados, no Projeto Rio Formoso, município de Formoso do Araguaia - Tocantins. No Ensaio 1, todos os tratamentos reduziram a severidade de mancha-parda na cultivar Epagri 108, porém, apenas os tratamentos com Myclobutanil-113g e 150g diferiram significativamente da Testemunha. Com relação à mancha dos grãos, os tratamentos com Myclobutanil-113g, 125g, 138g e 150g diferiram significativamente da Testemunha. No Ensaio 2, na cultivar Jaçanã, verificou-se que, para mancha-parda e brusone das panículas não houve qualquer tratamento eficaz. Com relação a manchas dos grãos, apenas os tratamentos Epoxiconazole + Pyraclostrobina, Fthalide 200g + Tebuconazole 100g e Tebuconazole foram estatisticamente diferentes da Testemunha. Com relação ao Ensaio 3, na cultivar Epagri 109, os tratamentos mais eficazes para controle da brusone das panículas foram o Fthalide, na dose de 300g i.a./ha e o Fthalide 300g + Tebuconazole 100g . Apenas os tratamentos Epoxiconazole + Pyraclostrobina e Fthalide 300 + Tebuconazole 100g reduziram significativamente a severidade de mancha-parda nas folhas. Efeito estatisticamente significativo para o controle de manchas dos grãos foi encontrado no tratamento com a mistura Epoxiconazole + Pyraclostrobina, seguido de Fthalide nas doses de 300g i.a/ha e 400g e Tebuconazole. Melhores produtividades foram alcançadas pelos tratamentos com Fthalide na dose de 300 g i.a./ha, Epoxiconazole + Pyraclostrobina, Fthalide 300g + Tebuconazole 100g e Fthalide 200g + Tebuconazole 100g.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-08-26

How to Cite

RODRIGUES DOS SANTOS, G., DELINTRO DE CASTRO NETO, M., IGNÁCIO, M., CASTRO ALVES BARROS LEAL, T., RIBEIRO FIDELIS, R. and JOSÉ DIAS NETO, J., 2009. Fungicidas para o controle das principais doenças do arroz irrigado / Fungicides for the control of the main irrigated rice diseases. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6945.

Issue

Section

Agricultural Sciences