Observações morfológicas no epitélio de revestimento da rede testicular (RT) de codorna (Coturnix coturnix) da variedade italiana / Morphological features on the surface epithelium of the rete testis (RT) of quail (Cotunix coturnix) from the italian variety

Authors

  • Antonio Marcos Orsi UNESP
  • Raquel Fantin Dominiconi FAMEMA
  • Domingos Donizeti Roque UNIMAR
  • Claudinei da Cruz UNESP

Keywords:

Rede testicular, Epitélio de revestimento, Morfologia, Histofisiologia, Codorna.

Abstract

A RT de codorna é predominantemente do tipo intra-albugínica e constituída por canais epiteliais tortuosos estendendo-se pela túnica albugínea do testículo e a seguir penetram na estrutura microscópica da região epididimária (RE), pelo seu tecido matricial. Os canais da RT são contínuos com os ductos eferentes proximais da RE. A ultraestrutura do epitélio de revestimento da RT mostra diferenças marcantes na primavera - a fase proliferativa do ciclo reprodutivo, e em meados do outono - a fase quiescente do ciclo reprodutivo nesta ave. As características ultraestruturais marcantes dos epiteliócitos da RT, nestas duas fases, foram a baixa eletrodensidade citoplasmática e ocorrência de poucas vesículas e lisossomos no outono, que aparecem com maior freqüência na RT primaveril. Aspectos degenerativos de organelas, e presença de extrusões citoplasmáticas apicais, apareceram em número expressivo no outono, não se observando aspectos ultraestruturais marcantes nas estações de inverno e verão, relativamente às observações de primavera.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-08-26

How to Cite

ORSI, A.M., FANTIN DOMINICONI, R., DONIZETI ROQUE, D. and DA CRUZ, C., 2009. Observações morfológicas no epitélio de revestimento da rede testicular (RT) de codorna (Coturnix coturnix) da variedade italiana / Morphological features on the surface epithelium of the rete testis (RT) of quail (Cotunix coturnix) from the italian variety. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 4. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6940.

Issue

Section

Biological Sciences