Teores de fósforo, potássio e produção de alface orgânica em diferentes coberturas do solo

Authors

  • Átila Francisco Mógor
  • Francisco Luiz Araújo Câmara

Keywords:

Alface, cobertura do solo, produção orgânica

Abstract

Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da cobertura do solo com aveia preta e manutenção da palha sobre o terreno, e da cobertura do solo com plástico preto, nos teores foliares de P e K, e na produção de alface cultivada no sistema orgânico, por dois anos consecutivos. Utilizaram-se cinco tratamentos: solo sem cobertura, coberto com filme de polietileno preto, coberto com aveia deitada, coberto com aveia ceifada e solo coberto com aveia na sua forma natural, para o cultivo de três cultivares de alface, dos grupos lisa, crespa e americana. O experimento seguiu delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições e análise estatística com parcelas subdivididas. Concluiu-se que a alface lisa acumulou mais P, em geral as palhadas promoveram maior acúmulo de K e maior produção no segundo ano, enquanto o solo coberto com plástico preto promoveu maior produção no primeiro ano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Átila Francisco Mógor

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves (1987), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Horticultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e tratos culturais, fisiologia de plantas cultivadas, relação entre nível nutricional e doenças das hortaliças, sistema orgânico de produção e reguladores vegetais

Francisco Luiz Araújo Câmara

possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Viçosa (1977) , mestrado em Fitotecnia Olericultura pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e doutorado em Agronomia / Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1990) . Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas: , Mandioquinha-Salsa.

Published

2009-06-18

How to Cite

MÓGOR, Átila F. and CÂMARA, F.L.A., 2009. Teores de fósforo, potássio e produção de alface orgânica em diferentes coberturas do solo. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 3. [Accessed30 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6930.

Issue

Section

Artigos