Análise eletromiográfica comparativa dos músculos reto do abdome e Reto Femoral em exercícios abdominais com e sem a utilização do aparelho Ab Swing

Authors

  • Frederico Balbino Lizardo UNIPAC
  • Gilmar da Cunha Sousa UFU
  • Miguel Antônio Facury Neto UFU
  • Karina do Valle Marques UFU
  • Roberto Bernardino Júnior UFU
  • Daniela Cristina de Oliveira Silva UNIPAM
  • Daniela Cristina Silveira de Oliveira UFU
  • Lázaro Antônio dos Santos

Keywords:

exercícios abdominais, eletromiografia, aparelhos abdominais

Abstract

Atividade física, dieta adequada e exercícios abdominais são opções para pessoas que buscam qualidade de vida, prevenção e/ou reabilitação de dores na região lombar e estética. O objetivo deste foi realizar uma análise eletromiográfica comparativa dos músculos Reto do Abdome (porção superior - RAS, porção inferior - RAI) e Reto Femoral (RF) durante execução do exercício abdominal tradicional e com utilização do aparelho Ab Swing (níveis principiante e intermediário) em nove voluntários sem distúrbio neuromuscular. A coleta de dados foi realizada utilizando-se eletrodos de superfície e registrada através de um eletromiógrafo. O sinal eletromiográfico foi quantificado pela Raiz Quadrada da Média (root mean square -RMS) e normalizado (RMSn) pela Contração Isométrica Voluntária Máxima. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística paramétrica, empregando-se testes de ANOVA One-Way e teste t de Student. Os principais resultados demonstram que não houve diferenças significativas no RMSn dos músculos RAS e RAI durante o exercício Tradicional e com Ab Swing-nível intermediário, os quais foram significativamente maiores do que Ab Swing-nível principiante. Em relação ao músculo RF o exercício com Ab Swing - nível intermediário apresentou maior valor de RMSn em comparação com Ab Swing- nível principiante e exercício Tradicional. De acordo com metodologia empregada, concluímos que os exercícios com Ab Swing - níveis principiante e intermediário podem ser escolhidos para treinamento dos músculos abdominais, entretanto, devem ser utilizados com precauções para pessoas que tenham musculatura abdominal fraca e/ou problemas na região lombar devido a grande ativação do músculo RF quando comparado com exercício Tradicional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Frederico Balbino Lizardo, UNIPAC

Professor Anatomia Humana da UNIPAC-(Universidade Presidente Antônio Carlos) e do ICBIM-UFU (Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade Federal de Uberlândia)

Gilmar da Cunha Sousa, UFU

Professor Anatomia Humana do ICBIM-UFU (Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade Federal de Uberlândia)

Miguel Antônio Facury Neto, UFU

Professor Anatomia Humana do ICBIM-UFU (Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade Federal de Uberlândia)

Karina do Valle Marques, UFU

Professora Anatomia Humana do ICBIM-UFU (Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade Federal de Uberlândia)

Roberto Bernardino Júnior, UFU

Professor Anatomia Humana do ICBIM-UFU (Instituto de Ciências Biomédicas-Universidade Federal de Uberlândia)

Daniela Cristina de Oliveira Silva, UNIPAM

Professora Anatomia Humana da UNIPAM-(Centro Universitário de Patos de Minas)

Daniela Cristina Silveira de Oliveira, UFU

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia

Lázaro Antônio dos Santos

Graduando em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia

Published

2009-06-18

How to Cite

BALBINO LIZARDO, F., DA CUNHA SOUSA, G., ANTÔNIO FACURY NETO, M., DO VALLE MARQUES, K., BERNARDINO JÚNIOR, R., CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA, D., CRISTINA SILVEIRA DE OLIVEIRA, D. and ANTÔNIO DOS SANTOS, L., 2009. Análise eletromiográfica comparativa dos músculos reto do abdome e Reto Femoral em exercícios abdominais com e sem a utilização do aparelho Ab Swing. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 3. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6928.

Issue

Section

Artigos