Comportamento fisiológico de cafeeiros submetidos a diferentes disponibilidades de água no solo

Authors

  • Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Ruth Zago Oliveira, Tomás de Aquino P. e Castro UFG

Keywords:

irrigação, resistência difusiva, transpiração

Abstract

Este trabalho teve como objetivo a avaliação do comportamento fisiológico de cultivares de cafeeiros, submetidos às diferentes regimes de água no solo, para as condições edafoclimáticas da região de Goiânia. Os regimes de água no solo empregados neste trabalho foram: não irrigado, irrigado em função da porcentagem da área molhada e do coeficiente de localização. As irrigações foram aplicadas a cada 4 dias, com lâmina de irrigação variável em função da evapotranspiração no período e com o tempo de aplicação de água determinado em função do manejo da irrigação. Foram selecionadas três linhas de plantio para se proceder a análise do comportamento fisiológico dos cultivares Catimor, Catucaí, Iapar, Obatã e Oeiras submetidas aos três manejos de irrigação. Foram avaliados os potenciais da água no solo, na planta e na atmosfera, a resistência difusiva de vapor de água pelos estômatos e a transpiração. Os cultivares Catimor e Catucaí foram as que apresentaram maior e menor resistência às condições edafoclimáticas para região de Goiânia, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, Ruth Zago Oliveira, Tomás de Aquino P. e Castro, UFG

Professor Associado I da Universidade Federal de Goiás, prestando cooperação técnica a Universidade Federal de Lavras, Bolsista em Produtividade do CNPq

Published

2009-06-18

How to Cite

OLIVEIRA, RUTH ZAGO OLIVEIRA, TOMÁS DE AQUINO P. E CASTRO, L.F.C. de, 2009. Comportamento fisiológico de cafeeiros submetidos a diferentes disponibilidades de água no solo. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 3. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6927.

Issue

Section

Artigos