Qualidade fisiológica de sementes de Dyckia goehringii Gross & Rauh (Bromeliaceae) em função do estádio de maturação dos frutos

Authors

  • Edson Ferreira Duarte UFG
  • Iraídes Fernanades Carneiro UFG

Keywords:

Maturação fisiológica. Cerrado. Bromélia.

Abstract

Este trabalho objetivou acompanhar as alterações físico-fisiológicas das sementes de Dyckia goehringii, uma bromélia nativa do Cerrado, em função do estádio de maturação dos frutos. Flores foram marcadas em seu local de origem, acompanhando-se o desenvolvimento dos frutos até a fase de dispersão das sementes, quando então foi realizada a coleta de escapos florais contendo frutos de várias idades, os quais foram destacados e separados em cinco estádios segundo a sua coloração e integridade. Foram tomadas as medidas relativas ao comprimento, largura e espessura das sementes, expressando-se os dados em valores médios. Utilizaram-se quatro repetições de 100 sementes para avaliação do teor de água, da massa da matéria seca, da porcentagem de germinação e do índice de velocidade de germinação em cada estádio de maturação. Os testes de germinação foram realizados sobre papel à temperatura de 30 °C. A largura e o comprimento das sementes foram mais elevados no estádio 4 de maturação, reduzindo posteriormente com sua desidratação. As maiores dimensões obtidas nesse estádio foram coincidentes com o maior acúmulo de matéria seca, alta porcentagem de germinação e maior índice de velocidade de germinação (IVG), indicando a ocorrência da maturidade fisiológica das sementes. A largura, o comprimento, o teor de água e a massa de matéria seca das sementes, correlacionaram-se significativamente, afetando a germinação e o vigor. As características visuais dos frutos de D. goehringii, podem ser indicadoras da maturidade fisiológica das sementes, recomendando-se a coleta de frutos de coloração marrom-enegrecida e brilhante, antes da deiscência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-06-18

How to Cite

FERREIRA DUARTE, E. and FERNANADES CARNEIRO, I., 2009. Qualidade fisiológica de sementes de Dyckia goehringii Gross & Rauh (Bromeliaceae) em função do estádio de maturação dos frutos. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 3. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6915.

Issue

Section

Artigos