Captura de adultos de Liogenys fuscus (Coleoptera: melolonthidae) com armadilha luminosa em área sob sistema de plantio direto

Authors

  • Rommel Bernardes da Costa UFG
  • Paulo Marçal Fernandes UFG
  • Fábia Silva Oliveira UFG
  • Mara Rúbia da Rocha EMBRAPA
  • Miguel Angel Morón UFG
  • Lenita Jacob Oliveira UFG

Keywords:

Controle físico, Infestação, Besouros, Corós

Abstract

O comportamento de adultos do inseto Liogenys fuscus Blanchard (Coleoptera: Melolonthidae) foi estudado durante o período de revoada desta praga de solo no município de Edéia, Estado de Goiás, Brasil. Para captura dos adultos, utilizou-se armadilha luminosa Luiz de Queiroz "adaptadaâ€? provida com luz negra, ligada a uma fonte de energia elétrica na propriedade rural. Os insetos foram coletados diariamente no período de 18 de outubro a 22 de novembro de 2004. Foram coletados um total de 66.490 indivíduos, sendo 71,37 % machos 16 % fêmeas com ovos e 12,63 % fêmeas sem ovos. A relação macho/fêmea encontrada foi em média de 2,49 e de fêmeas totais/fêmeas com ovos foi de 1,79. Baseado no grande número de indivíduos adultos que foram capturados na área, considera-se que, as armadilhas luminosas podem ser usadas não só para monitorar, mas também para auxiliar o manejo dessa praga de solo, através do controle físico, reduzindo assim o uso dos inseticidas no controle da mesma.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-06-18

How to Cite

BERNARDES DA COSTA, R., MARÇAL FERNANDES, P., SILVA OLIVEIRA, F., RÚBIA DA ROCHA, M., ANGEL MORÓN, M. and JACOB OLIVEIRA, L., 2009. Captura de adultos de Liogenys fuscus (Coleoptera: melolonthidae) com armadilha luminosa em área sob sistema de plantio direto. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 3. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6900.

Issue

Section

Artigos