Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea

Authors

  • Lucélia Alves Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Gaspar Henrique Korndörfer Universidade Federal de Uberlândia
  • Angélica Araújo Queiroz Fundação Presidente Antônio Carlos

Keywords:

adubação, silicato, Oriza sativa

Abstract

O arroz é uma das culturas mais responsivas à aplicação de silício e em alguns países, a adubação com esse elemento já é utilizada em larga escala. Vários estudos em campo e em casa-de-vegetação têm sido conduzidos para verificar a eficácia dos produtos utilizados como fontes de silício. Com objetivo de identificar fontes que melhor disponibilizam o silício para o solo e proporcionam melhor crescimento e desenvolvimento da cultura do arroz, foi instalado um experimento em vasos, utilizando-se um Latossolo Vermelho Distrófico típico, em um delineamento em blocos casualizados. As fontes de Si utilizadas foram: siligran e silicon, na dose de 200 mg kg-1 de Si. A aplicação de uma fonte padrão (Wollastonita) nas doses de 0, 50, 100, 200, 400 mg kg-1 de Si, visou obter uma curva de resposta. Após a semeadura da cultivar de arroz Rio Formoso, avaliou-se a produção de massa seca da parte aérea, produção de grãos, Si acumulado na planta e teores de Si no solo. A fonte padrão Wollastonita apresentou comportamento linear, aumentando o Si disponível no solo, a absorção de Si pelo arroz e a produção de grãos, com o aumento das doses aplicadas. Os maiores aumentos, nos teores de Si no solo e para silício acumulado foram proporcionados pela fonte padrão Wollastonita e por silicon. Dentre as fontes testadas silicon mostrou ser a mais promissora, mostrando melhores resultados para Si no solo, Si acumulado na parte aérea do arroz, produção de grãos e massa de matéria seca.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucélia Alves Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em solos pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia

Gaspar Henrique Korndörfer, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Titular do Instituto de Ciências Agrárias, UFU. Bolsista CNPq

Angélica Araújo Queiroz, Fundação Presidente Antônio Carlos

Professora da Fundação Presidente Antonio Carlos e doutoranda pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia

Published

2009-04-28

How to Cite

ALVES RAMOS, L., KORNDÖRFER, G.H. and ARAÚJO QUEIROZ, A., 2009. Avaliação de fontes de silício em plantas de arroz do ecossistema de várzea. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 2. [Accessed26 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6889.

Issue

Section

Artigos