Estimativa da área foliar e capacidade de retenção de calda fitossanitária em cafeeiro

Authors

  • Adriana Rodrigues da Silva
  • Marcelo Teixeira Leite
  • Marcelo da Costa Ferreira

Keywords:

adjuvante, pulverização, superfície foliar

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do tamanho das folhas de cafeeiro, cv. Mundo Novo, no método de estimativa da área foliar e na capacidade de retenção de calda. Os métodos do espelhamento em papel, da digitalização e análise da imagem e da área do retângulo que circunscreve a folha foram comparados ao medidor de área foliar LiCor, modelo 3000. A capacidade de retenção de calda foi avaliada com e sem a adição de adjuvante, nas dosagens de 0,1 e 0,2%. O tamanho da folha não afetou os métodos de estimativa foliar avaliados. A capacidade de retenção de calda das folhas variou em função do tamanho e da adição ou não do adjuvante à calda. A maior capacidade de retenção foi observada em folhas com área de 7,7, 13,8 e 32 cm2. A calda sem adjuvante apresentou maior retenção, com 77,1 mL m-2. A adição de 0,1 e 0,2% do adjuvante reduziu a quantidade retida em 64,8 e 67,3%, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Rodrigues da Silva

Eng. Agr., MSc., doutoranda, Depto. de Produção Vegetal, UNESP, Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n, CEP 14884-900, Jaboticabal

Marcelo Teixeira Leite

Eng. Químico, Prof. Dr., Faculdade de Engenharia Química, UFU/Uberlândia-MG.

Marcelo da Costa Ferreira

Eng. Agr., Prof. Dr., Depto. de Fitossanidade, UNESP/Jaboticabal

Published

2008-09-17

How to Cite

RODRIGUES DA SILVA, A., TEIXEIRA LEITE, M. and DA COSTA FERREIRA, M., 2008. Estimativa da área foliar e capacidade de retenção de calda fitossanitária em cafeeiro. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 3. [Accessed22 November 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6872.